[ABE-L] falece Emanuel Pimentel Barbosa

Hedibert Freitas Lopes hedibert em im.ufrj.br
Seg Nov 17 22:13:37 -03 2014

E' com muito pesar que leio sobre o falecimento do Emanuel.  Conheci o Emanuel durante um
encontro internacional de estatistica (acho que Bayesiana) realizado num hotel em Copacabana
(em 1990, se nao me engano, meu ultimo ano de graduacao na UFRJ).  Eu ja' tinha estudo
modelos dinamicos com o Migon um ano antes e ja' trabalhava num projeto de iniciacao
cientifica no mesmo assunto.  Mas ao entrar na sala vi o palestrante falando de modelos
dinamicos multivariados (era o emanuel).  Ele tinha acabado de retornar do seu doutorado em
Warwick (sob a orientacao do saudoso Jeff Harrison) e sua tese versava sobre
"Dynamic Bayesian models for vector time series analysis & forecasting"
(http://wrap.warwick.ac.uk/34817).