[ABE-L] Entrevista de FHC e alguns comentários

Julio Bueno juliobuenof em gmail.com
Sex Out 10 12:11:35 -03 2014

Prezados colegas,

Talvez fosse melhor eu reservar minha intervenção nesta lista para
discussões de menor apelo emocional, como a do Pedro e do Carlinhos...
(será, hahaha) mas decidi escrever, então lá vai.

É perfeitamente compreensível a decepção com lideranças do PT. Eu dediquei
18 anos da minha vida a ajudar a construção do PT como alternativa de
poder. Saí do PT no congresso partidário após a votação da contra-reforma
da previdência, quando a Luciana, o Babá e a Heloísa Helena foram expulsos
(por defender o programa do PT contra o governo).

É claro que corrupção choca, porque o próprio PT se arvorou em bastião da
moralidade nos anos 90. Diga-se de passagem que isto só foi possível porque
as administrações Collor-Itamar-FHC foram de extremado grau de corrupção
(lembremos que, mutatis mutandis, o primeiro apoia hoje o PT e foi eleito
contra a ex-petista HH).

O combate à corrupção é indispensável e também o combate à violência e à
desigualdade de oportunidades. Mas estes são fenômenos imbricados. Existe
no Brasil uma cultura de corrupção. Muitos dos que nos reputamos "de bem"
achamos razoável tirar vantagens ilegais, ilegítimas ou imorais das mais
variadas situações sociais. A primeira pessoa é pra me abster de exemplos,
OK?

Eu acho um absurdo o PT ter se aliado ao que há de pior na políticagem: os
antigos aliados do PSDB. Mas é óbvio que os piores deles novamente se
juntarão ao governo caso o PSDB volte ao poder. isto também é parte de
nossa cultura e parte do que foi enfaticamente rejeitado pelas ruas em 2013.

Votar no PSDB (e em especial para mim que moro em MG, no Aécio) é
impossível. Há imperativos éticos insuperáveis para um professor, filho de
professores... Ainda mais se o combate à corrupção for tão central!

Votei na Luciana, votaria em qualquer candidato do PSOL. Respeito a opinião
dela de que nem PT nem PSDB satisfazem requisitos mínimos para o voto, mas
fico com a posição do Maringoni: votarei na Dilma porque o Aécio é um
retrocesso enorme em termos de política econômica e de base social.

É exatamente isto o que as pesquisas de perfil social analisadas nesta
lista indicam: não é Nordeste contra Sudeste, nem esclarecido contra
ignorante, mas há abismos sociais no Brasil que foram atacados de maneira
séria nos últimos 12 anos como nunca antes neste país (para usar o jargão
do Lula). A mudança no perfil de renda do país é o que mais incomoda a quem
odeia o PT, e é por isto que eu voto na Dilma.

[]s
Júlio

--
Júlio Sílvio de Sousa Bueno Filho
Professor

 "Natureza da gente não cabe em nenhuma certeza."
João G. Rosa - Riobaldo (Grande Sertão: Veredas)

"Homo sum; humani nihil a me alienum puto."
Terêncio - Chremes (Heautontimoroumenos)