[ABE-L] Documento do Gallup sobre suas pesquisas de opinião

Raphael Nishimura raphael_nishimura em yahoo.com.br
Dom Out 12 21:51:37 -03 2014


Interessante as análises feita pelo Mark Blumenthal, Neale. Obrigado por enviar o link! 
Encontrei hoje um sumário dos resultados do estudo da revisão das metodologias utilizadas pelo Gallup que mencionei no e-mail anterior. Segue anexo em PDF, que também pode ser obtido no seguinte link: Gallup 2012 Presidential Election Polling Review
Alguns pontos confirmam as suspeitas do Mark Blumenthal (principalmente com relação a forma como é perguntado raça e etnia). No entato, quantitativamente, os principais problemas encontrados estão mais relacionados com as metodologias de coleta de dados do que com a análise de dados. Pode até ser que o impacto dos métodos de estimação nas estimativas seja maior do que o da coleta de dados, mas isso não está claro no relatório. Aliás, vale a pena dar uma olhada nesse relatório, especialmente porque levanta questões que em geral não são muito discutidas em estatística, como efeito de entrevistador e efeito de ordem no questionário.
Em tempo: um dos problemas levantados no relatório diz respeito aos modelos de "likely voter". Como nos EUA o voto não é obrigatório, os institutos de pesquisa precisam recorrer a esses tipo de modelo para prever quem, dentre os entrevistados, realmente vai votar. Em tese, no Brasil, com o voto obrigatório, isso não seria um problema. Mas com taxas de abstenção chegando a quase 20% nessas últimas eleições, talvez esteja na hora dos institutos no Brasil começarem a pensar nesse problema. Dando uma rápida olhada na (curta) descrição metodológica e material de campo do IBOPE e Datafolha, disponíveis no site do TSE, aparentemente eles não perguntam se o entrevistado tem intenção de votar (talvez, pelo voto ser obrigatório, essa seja uma pergunta sensível, com possível viés de desejabilidade social). Mas ao menos, eles perguntam a respeito do interesse do entrevistado na eleição (em uma escala Likert de 4 pontos) e o IBOPE pergunta se o entrevistado votou nas últimas eleições. Essas são duas das sete variáveis que compõem o modelo de "likely voter" do Gallup (http://www.gallup.com/poll/111268/how-gallups-likely-voter-models-work.aspx).
Um abraço,Raphael  

     Em Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014 12:49, Neale El-Dash <neale.eldash em gmail.com> escreveu:
   

 Sobre esse tema, vale a pena ler a reportagem do Pollster.com (link abaixo). Foi nessa reportagem que o Mark Blumenthal expos os erros metodologicos do Gallup no ciclo eleitoral de 2012.  Um dos motivos que possibilitaram que esses problemas fossem descobertos e' a existencia de diversas empresas de pesquisa (mais de 30)  publicando pesquisas eleitorais quase diariamente. Ou seja, eu acho que a qualidade das pesquisas melhora se tivermos mais pesquisas sendo publicadas, por mais institutos e utilizando diferentes tipos de metodologias. Claro, com transparencia!
Tambem e' interessante destacar que os erros estavam mais relacionados com a analise dos dados, do que com a coleta do dados.

http://www.huffingtonpost.com/2012/06/17/gallup-poll-race-barack-obama_n_1589937.html?utm_hp_ref=@pollster

Neale
Em 10 de outubro de 2014 13:02, Raphael Nishimura <raphael_nishimura em yahoo.com.br> escreveu:

É interessante notar que, mesmo com todo rigor metodológico que a Gallup tem, eles foram duramente criticados pela indústria e academia pelo seu pobre desempenho na última eleição presidencial americana, principalmente quando comparado com outros institutos. 
No entato, o que chama a atenção é exatamente o comprometimento metodológico que a Gallup tem com suas pesquisas. Ao invés de arranjar desculpas fora do escopo metodológico para seu pobre desempenho (como muitos institutos de pesquisa eleitoral no Brasil fazem), eles organizaram um comitê para fazer uma revisão profunda em suas metodologias, liderada por pesquisadores aqui da Universidade de Michigan especialistas em pesquisas eleitorais, como Mike Traugott, e coleta de dados e metodologia de pesquisa, como Frauke Kreuter e James Wagner. Além disso, eles apresentaram publicamente as conclusões dessa revisão, como pode ser visto nos seguintes links:
http://pollingmatters.gallup.com/2013/01/update-gallups-ongoing-review-of.html
http://pollingmatters.gallup.com/2013/05/gallup-finalizing-election-2012-review.html

Acho que falta um pouco disso nos institutos de pesquisas eleitorais no Brasil, essa transparência, responsabilidade e comprometimento metodológico.
Um abraço,Raphael 

     Em Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014 10:43, Jose Carvalho <carvalho em statistika.com.br> escreveu:
   

 Tem gente que tenta fazer direito...

Abs

Zé Carvalho

_______________________________________________
abe mailing list
abe em lists.ime.usp.br
https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe


    
_______________________________________________
abe mailing list
abe em lists.ime.usp.br
https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe





-- 

There are two routes to success in soccer. One is being good. The other is being lucky. You need both to win a championship. But you only need one to win a game. (The numbers game)

-----------------------------------------------
Neale Ahmed El-Dash
Doutor em Estatística
Celular: +55 19 998893939
Email: neale.eldash em gmail.com

   
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20141013/8145a288/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: Gallup 2012 Presidential Election Polling Review.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 438258 bytes
Descrição: não disponível
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20141013/8145a288/attachment.pdf>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe