[ABE-L] Documento do Gallup sobre suas pesquisas de opinião

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Dom Out 12 22:05:06 -03 2014

Caros amigos:
Vou me permitir discordar um pouco de vocês:
Uma operação de coleta (isso mesmo a operação) é coisa muito
complicada e com muitas nuances delicadas devido ao tipo e
variabilidade de informadores selecionados.  As variáveis de controle
não conseguem detectar imprecisões nos tipos de resposta obtida.
Assim meus caros acho que é um problema de análise também e não só de
coleta.  Evidentemente poderia-se tentar corrigir a seleção ao
realizarmos uma pós estratificação e/ou pós agrupamentos baseados nas
informações populacionais do ibge.
É claro que a imprecisão de cada subgrupo pode ser muito diferente mas
certamente provocaria uma acero final muito mais confiável.

Saudações
Carlinhos

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira