[ABE-L] procaçoes acadêmicas

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Qui Out 23 01:46:07 -03 2014

caros me perdoem por não conseguir responder direto dos e-mails anteriores
Recebo pelo gmail e respondo pelo ime, pois sou daqueles ignorantes em
cibernética
Mas quero com satisfação responder ao Pedro
Caro Pedro
Pelo que você descreveu sobre a coleta do instituto mencionado de fato
temos um problema muito mais sério do que as cotas: é o caso de "auto
seleção"! Só responde quem estiver presente no local.
Li um livrinho muito bom sob o título auto seleção em sampling
O exemplo mais drástico se deu no governo Bush
Quando entrou no governo, para diminuir despesas, retirou a merenda
escolar, pois as notas dos exames nacionais estava muito baixa
Disseram então que as despesas realmente não eram necessárias pois a
nota nacional tinha aumentado
Claro, os mais pobres tinham abandonado a escola: isto é, só respondeu
quem estava presente
Temos aqui o mesmo problema: só responde ao entrevistador quem estiver
passando no viaduto do chá
Isso é que é tendência
Um abraço é obrigado pelas informações
Carlinhos