[ABE-L] brincando de adivinhar os resultado das urnas

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Sáb Out 25 22:48:25 -03 2014

Brincando de adivinhar:

Caros Redistas:

Neale me enviou os resultados de várias pesquisas realizadas depois do
primeiro turno.  Fiz então uma brincadeira e admiti que as proporções
estimadas para a vitória da Dilma seriam variáveis iid com
distribuição beta.  Coloquei as novas pesquisas realizadas pela isto é
e as novas de hoje.  Sem ponderação pelos tamanhos de amostra, o
resultado foi:

Estimativa da proporção real de votos para a Dilma 50.1%; intervalo de
credibilidade para a proporção real de votos para a Dilma
(44.9%;55.3%), 95% de credibilidade; a probabilidade de a Dilma ganhar
seria, com esse modelo simplista, 52.1%.

Ponderando agora pelo tamanho da amostra das pesquisas:
Estimativa 50.9%; intervalo de credibilidade (45.1%;56.6%), 95% de
credibilidade; a probabilidade de a Dilma ganhar seria, com esse
modelo simplista, 61.6%.

Como acho que tudo foi feito errado, posso pensar que temos opiniões
permutáveis, mesmo sendo em tempos diferentes.  Não levem a sério
então o que aqui está colocado!

Boa eleição para todos

Carlinhos

OS: Se eu tivesse todos os resultados por estado certamente faria um
trabalho mais sério.  Isso aqui é mesmo brincadeira.  Podemos dizer
que temos quase total ignorância com respeito ao resultado das urnas.
Se tiverem que apostar, usem a moeda que dá quase no mesmo.

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira