[ABE-L] Matemática é Música, Estatística é Literatura

poliveir em ime.usp.br poliveir em ime.usp.br
Seg Set 1 10:41:07 -03 2014

Prezados colegas

Em primeiro lugar, parabenizo os professores Adilson do IME e da
coordenadora de Dados Quantitativos da FEA-PUC pela entrevista muito
bem organizada e bem feita, e com certeza, pode ajudar ma atrair mais
jovens para o curso de Estatística, neste ponto estão de parabéns.

Infelizmente, por outro lado, sou obrigado a discordar no seguinte
ponto, ao afirmar que todos estão empregados, esse ponto, infelizmente
não é verdade, pois existem pessoas mesmo formadas no IME-USP que não
consegue emprego e motivo principal é a idade, por exemplo, no meu
caso, concluir o curso com idade superior a 30 anos, nessa idade,
empresa dificilmente emprega, há não ser que tenha tido experiencia
como estatístico em outra empresa, o que no meu caso, não é verdade.
Atualmente concluir o curso de estatística no IME-USP nos níveis de
graduação, mestrado e doutorado, mas se envio o meu CV para qualquer
empresa, conforme já disse anteriormente, ele é automaticamente
descartado não manifestando por parte de empresas das mais diversas
áreas, o menor dos interesses e completar, devido a deficiência visual
implica em maiores dificuldades na participação de concursos e culmina
com uma lei de cotas que é uma piada e desestimula as pessoas a
estudarem mais, pois a lei de cotas para ser cumprida, basta contratar
uma porcentagem que varia entre 2-5% do tamanho da empresa que varia
de acordo com a quantidade de funcionários e para efeito de
preenchimentos dessas vagas ocorre que todas as posições recebem o
mesmo peso, ou seja, uma vaga de pessoa com deficiência de diretor ou
gerente tem o mesmo valor de que uma vaga de faxineiro ou auxiliar de
almoxarifado, por exemplo.
É óbvio que se são obrigadas a cumprir a lei, elas irão optar por
pagar menos e com isso, essa lei de cotas só faz incrementar pu
estimular a "indústria da deficiência" que devido a certas empresas e
ong´s pressionam as pessoas com deficiência a aceitarem essas vagas
mais humildes culminando com pessoa com deficiência em subemprego, com
empresas e ongs ganhando muito dinheiro com cursos e convênios a
custas das pessoas com deficiência que param de estudar para se
realizarem de forma mais plena.

Saudações,

                   Paulo Tadeu

Citando asimonis em ime.usp.br: