[ABE-L] [SPAM] Separatriz

Luiz Download luizdownload em gmail.com
Seg Set 1 15:35:32 -03 2014

Boa tarde a todos.
Gostaria de compartilhar as minhas dúvidas sobre alguns conceitos
tradicionais da estatística. Desculpem por serem muito básicos pra vocês.
Dizem os livros que a separatriz de ordem x, deixa x% dos valores da
amostra abaixo dela. Portanto, se eu tenho uma amostra de 5 elementos, a
mediana, por exemplo, seria o 3º elemento, mas 3/5=60% > 50% e 2/5=40%
<50%. Parece que não há um valor que divida a amostra em 50x50...

Segundo um dos livros, "a mediana é um valor que deixa a metade dos dados
abaixo dela e a metade acima" e oferece a fórmula np+0,5 (5x0,5+0,5=3) .
Pois bem, essa fórmula me joga de novo para o 3º elemento.
Moral da história: victo ao é da letra, o conceito dos livros não bate com
a fórmula, quando n é ímpar.

Será que não deveríamos aprimorar esse conceito ?