[ABE-L] [SPAM] Separatriz

pam em ime.usp.br pam em ime.usp.br
Ter Set 2 15:31:10 -03 2014

Para começar, o nome separatriz anda fora de moda; devemos usar
quantil. Há quantis teóricos e empíricos. A definição dada em sua msg,
corresponde aos quantis teóricos de uma distribuição de
probabilidades. As definições são diferentes para v.a discretas e
contínuas. Veja Bussab e Morettin (2014): Estatística Básica, 8a
edição, Saraiva.
A definição de quantis empíricos é mais complicada; é o caso que você comenta.
Pode-se usar a função de distribuição empírica para tal definição. Ou
uma modificação. Se você tomar um conjunto de dados e usar diferentes
pacotes para obter os quantis, você vai encontrar valores diferentes.
No livro citado acima há uma definição, que para o seu exemplo,
fornece a mediana como o valor central, no caso de n ímpar. É a
definição usual. As coisas ficam relativamente mais simples se você
usar um histograma para calcular os quantis empíricos aproximados.

Pedro Morettin