[ABE-L] Nota de Pesar

Dani Gamerman dani em im.ufrj.br
Qua Set 10 20:45:11 -03 2014

Caros colegas

Conheci a Rosana no início da década de 80 quando ela e Antonieta,
recém-graduadas na UnB, vieram para o mestrado no IMPA.
Cheias de animação, elas instigaram a criação de um curso de
leitura informal, que tive o prazer de coordenar, sobre o ponto
de vista Bayesiano usando o livro de Box&Tiao como base.

Depois do mestrado, ela foi para o Depto de Estatística da UFBA,
onde desempenhou importante papel na consolidação da Graduação em
Estatística e do Laboratório de Estatística, que o Depto mantem
com sucesso há décadas e desempenhou papel relevante na formação
de vários alunos que seguiram para a carreira acadêmica. Muitos
deles se tornariam depois seus colegas de departamento.

Casou-se com Enaldo Vergasta, professor do Depto de Matemática da
UFBA, que conheceu na época do IMPA, com quem teve 2 filhos e que
foi seu companheiro até os últimos dias.

É ironicamente triste que tenha sido acometida da mesma doença
que tirou a vida de sua grande amiga Antonieta alguns anos atrás.
Batalhou durante alguns anos contra esse mal e, mesmo após ter de
se licenciar, procurou manter-se ativa na medida do possível.

Embora não tenha estado tão próximo da Rosana quanto eu gostaria,
estive algumas vezes com ela nos ultimos anos. Ela sempre
parecia disposta a aproveitar a vida que tinha junto a seus
familiares, amigos e colegas do depto que ela tanto gostava.

Trata-se de uma grande perda para o Depto de Estatística da UFBA
e para quem teve o prazer de conhecê-la.

Abraços entristecidos a todos
Dani

Dani Gamerman
Depto. de Métodos Estatísticos (DME)