[ABE-L] Desvalorização da Educação no Brasil

Rodrigo Lopes Sant Anna rodrigo.math em gmail.com
Qui Set 11 14:19:37 -03 2014

Prezados,
gostaria de fazer um desabafo sobre a situação crítica de nosso país em
relação à educação básica ou superior.

Sinceramente, eu acho um absurdo abrir um concurso para doutor em uma
Universidade Federal cujo salário inicial é menor que recebe um Policial
federal, cuja titulação é apenas a graduação. Não é que o policial ganhe
bem, mas sim que os professores não são valorizados.

Pensando nisso, depois de eu terminar o mestrado (Engenharia de Produção na
COPPE/UFRJ) e estar na metade da graduação em estatística na UFRJ (sou
formado em matemática pela UFF), decidi desistir da minha 2ª graduação e
adiar o doutorado até que em passe em um concurso que me valorize,

Reforço minha ideia ao ver cargos de nível médio (por exemplo, ANTAQ) pagar
o mesmo, ou até melhor, do que eu poderia receber caso eu me tornasse
professor universitário com mestrado.

Comecei meus estudos pensando trabalhar nos Fiscos estaduais cujos salários
giram em torno dos 20 mil em média. Sei que é um concurso muito difícil,
mas doutorado em matemática ou estatística é fácil?!? E depois não vou ter
que tentar concurso com vários doutores bem formados pra disputar uma ou
duas vagas!?

Este ano fui aprovado em um cargo de nível superior na Receita Estadual -
RS. Ainda não é o salário de Auditor Fiscal, mas vou ganhar mais que meus
amigos com doutorado recebem em uma Universidade Federal. Isso é um
absurdo!!!!

Além disso, não precisava nem ter perdido tanto tempo com mestrado, outra
graduação, congressos etc..... bastava apenas ter estudado pra concurso.
Pode ter certeza que estudei muito mais no mestrado do que para concursos.

Atualmente, trabalho como professor de matemática na educação básica. A
única parte boa é pensar que trabalho nas escolas 2 dias na semana (nem
preciso falar do salário), apesar de trabalhar manhã, tarde e noite. Com
isso, tenho tempo de estudar pra concursos e sair dessa vida que não
aguento mais (tenho apenas 3 anos de trabalho na educação básica).

Gostaria de saber como os senhores(as) conseguem motivar um aluno da
graduação a fazer o mestrado, doutorado, fazer pesquisas, se em muito menos
tempo ele pode passar em um concurso e ganhar muito mais? A dúvida é:
Estudar muito e um salário razoável ou estudar razoável e ganhar muito?

Desculpem-me pelo desabafo, mas desde o mestrado estou muito desmotivado
com a valorização da educação superior (nem preciso comentar sobre a
educação básica).

Apesar disso tudo, desejo fazer meu doutorado (depois que conseguir um
outro cargo bem melhor daquele que fui aprovado) e, depois, voltar para
Universidade Federal como professor, mas por amor e não pela valorização
(acumulando cargos ou aposentado,obviamente).

O governo não valoriza a educação!!!

Sem mais,

--
*Rodrigo Lopes*