[ABE-L] Desvalorização da Educação no Brasil

mariacon em rc.unesp.br mariacon em rc.unesp.br
Qui Set 11 19:08:28 -03 2014

Prezado Rodrigo,
Lamento dizer mas penso que você NÃO esta equivocado.
Nesta semana, ouvi uma professora aposentada feliz por ter recebido a
notícia que 2  ex-alunos de determinado ensino médio técnico estavam
ganhando R$ 8000,00 (oito mil reais), no primeiro emprego, assumido via
concurso, para vistoriar se as especificações, na construção de rodovias
estaduais no Paraná, estavam sendo de fato seguidas. Quando ela soube que
eu era professora também, mas da UNESP, ela imediatamente arrematou: para
que fazer doutorado? Não é isto o que o nosso povo  precisa. Nossos jovens
precisam de ensino técnico para conseguir bons empregos e poder sustentar
suas famílias no futuro.
Este é um pensamento recorrente em vários segmentos da sociedade.Você não
esta sozinho.
O que dizer dos doutores que já estão trabalhando nas Universidades, em
condições precárias quanto aos ambientes de pesquisa, sendo exigidos em
todos os âmbitos de ação de um sistema Universitário e sobremodo ganhando
um salário que não dá para pagar as contas básicas de uma família que
pretende, sem nenhum tipo de luxo, somente educar, de fato, seus filhos?
Nosso sistema exige equiparação com o ambiente acadêmico internacional,
mas dispomos de alunos provenientes do sistema brasileiro de educação, não
importa se público ou privado e de salários e ambiente acadêmico no padrão
brasileiro de valorização da educação.
Só posso desejar a você o sucesso e a certeza de que a vida é maior que a
Universidade, nacional ou internacional e que sonhos são o que move o ser
humano e o tira de sua zona de conforto, possibilitando grandes
realizações, que não devem ser buscadas a qualquer custo nem estar acima
do ser que é humano.
Att. Conceição
UNESP-DEMAC-RIO CLARO, SP