[ABE-L] Desvalorização da Educação no Brasil

Denise Britz do Nascimento Silva denisebritz em gmail.com
Qui Set 11 20:07:07 -03 2014

Rodrigo

concordo e compreendo sua frustração sobre a questão salarial que se coloca
no que se refere à carreira acadêmica  e em comparação com outras carreiras
que exigem menor qualificação acadêmica ou titulação, mesmo reconhecendo
que todas são essenciais para o funcionamento de uma sociedade.

Você perguntou...
Gostaria de saber como os senhores(as) conseguem motivar um aluno da
graduação a fazer o mestrado, doutorado, fazer pesquisas, se em muito menos
tempo ele pode passar em um concurso e ganhar muito mais?

Não posso falar em nome de outras pessoas mas acredito que vários colegas
desta lista vão concordar com  minha opinião...

A motivação vem pelo exemplo... quando mostramos a um aluno que somos
felizes com a carreira que escolhemos :-)

Tivemos um evento aqui na ENCE no qual a Prof. Beatriz Mendes (UFRJ)
conversou sobre carreiras com nosso alunos da graduação... ela terminou a
palestra dizendo .... para escolher,  ao  terminar a Graduação, se você vai
"fazer concurso" (para administração pública ou carreiras de Estado), vai
cursar pós-graduação para trabalhar na academia ou vai cursar pós-graduação
para trabalhar no mercado privado, ou vai direto para o mercado, ou , ou ,
ou.... *PRECISA PENSAR NO QUE TE FAZ FELIZ *

Eu completo... precisa lembrar que vai acordar todos os dias para fazer
aquele trabalho e que se a dimensão salário for o componente mais
importante da escolha...pode ser que com o tempo a vida fique
financeiramente bem....mas muito desinteressante ( mesmo sem esquecer que
bons salários são essenciais para o bem estar de uma pessoa e sua família).

Peço que não leia minha mensagem como efeito "Pollyana" fazendo "jogo do
contente"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pollyanna

Nosso país tem muito o que progredir na valorização da educação  e da
carreira de professor e pesquisador na nossa sociedade... mas se a gente
desistir.. aí mesmo é que não vai dar certo.

Abraços
Denise