[ABE-L] Desvalorização da Educação no Brasil

Rodrigo Lopes Sant Anna rodrigo.math em gmail.com
Qui Set 11 21:38:55 -03 2014

Prezado Alexandre,
Entendo seu ponto de vista e agradeço a contribuição. Mas preciso pontuar
algumas coisas:
1. Na área da educação já sou (somos) o escravo do sistema!
2.Impacto positivo na educação? Na educação básica te garanto que é
praticamente nulo.
3.Realmente sempre terei tempo pra criticar, pensar, ler, construir e
reconstruir, pois isso é da minha natureza e independe do trabalho. Afinal,
mesmo que tenha um trabalho burocrático, eu continuarei estudando e
realizando essas "tarefas", que não são esclusivas da educação.

A medida pra todas as coisas não é o dinheiro, mas é a forma que
conseguimos uma qualidade de vida melhor. Não vamos botar culpa no
capitalismo,  no consumismo. Afinal, precisamos pagar um plano de saúde;
moradia é cara; o transporte público é ruim e temos que gastar com carro;
precisamos pagar boas escolas pra nossos filhos,  pois a educação pública
está falida etc.

Ainda prefiro um trabalho que pague bem e fazer um trabalho voluntário que
me faça feliz do que trabalhar com algo legal, mas que ganhe muito pouco.

Não digo que a universidade pague muito mal, digo que paga mal em relação a
outras carreiras na mesma esfera de governo. Entretanto, como professor da
educação básica eu posso falar que além de pagar mal, há outros problemas
muito maiores que a questão salarial e isso vai refletir (já está
refletindo) no futuro do país.

abraços