[ABE-L] varios

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Seg Set 22 14:37:35 -03 2014

De acordo.

Apenas reforçando o meu ponto:

No sentido formal a sentença: ' "x in A" <=> P(x in A) = 1' é falsa. Porém
não só pela existência de conjuntos de medida nula, mas também porquê há
outras medidas de probabilidade que podem ser derivadas consistentemente a
partir de diferentes suposições para o mesmo experimento.

Ou seja, na lógica clássica temos um valor verdade para "x in A": 0 se for
falsa e 1 se for verdadeira. Alguns acham que uma medida de probabilidade
estende esse valor verdade para o conjunto [0,1]. Porém, pode-se mostrar
que há problemas nesta extensão. Além disso é possível criar um conjunto
não enumerável de medidas de probabilidade que poderiam ser utilizadas para
modelar o experimento de interesse:

M = {todas as medias de probabilidades que podem ser utilizadas para
modelar os eventos de interesse de um experimento},

eu vejo claramente que existe pelo menos uma probabilidade na família M que
dê probabilidade menor que 1 para o evento "x in A" em alguma situação. Até
mesmo o espaço universal, em uma perspectiva ele pode não ser o espaço
universal da outra e assim por diante.

Creio que algumas pessoas esquecem que para construir uma medida de
probabilidade é necessário partir de suposições sobre o experimento,
crenças da realidade, imposições da linguagem, entre outros.

Em outras palavras, uma medida de probabilidade P apenas projeta o valor
verdade de "x in A" no conjunto [0,1] utilizando uma *única* perspectiva
(que pode ser modificada, nos levando a outra medida de probabilidade).