[ABE-L] P-valor é banido em uma revista de psicologia social

Jose Carvalho carvalho em statistika.com.br
Sáb Fev 28 12:30:12 -03 2015

Sociologia e emso psicologia, entre outras, não atingiram ainda o
estado de Ciência. Não é possível aplicar, nestes campos, a base
científcia, que é o empirismo, a refutação objetiva de teorias e
modelos. Nós todos sabemos como funcionam a sociologia e outras. Muito
papo, muito achismo, discussões intermináveis. A refutação que se
obtém vem de outros pensadores, nenhuma estribada em fatos.

A revista deve estar certa. Não há lugar para teste de hipóteses na
área. Portanto, deve ser o caso que pesquisadores chutam modelos e os
testam com "dados" que nada tem a ver com os modelos, estes meramente
idealizados, sem base FÍSICA (isto é, com base no mundo real).

A atitude, todavia, é fascista. Lembra os tempos não muito antigos, em
que o "Santo" Ofício da igreja católica tinha de dar seu "imprimatur"
a qualquer publicação.

Se me permitem um americanismo, a atitude da revista é bullshit.
Irrelevante para o mundo.

Zé Carvalho