[ABE-L] P-valor é banido em uma revista de psicologia social

Basilio de Bragança Pereira basilio em hucff.ufrj.br
Qui Fev 26 16:05:21 -03 2015

Caros redista conhecedores de estatistica , gostaria de receber resposta
sobre os questionarios abaixo e ver como é o entendimento de valor -p.
Nos meus cursos aplico estes questionarios e o resultado e desanimador

A conclusão obtida com as aplicações destes questionários a alunos de
pós-graduação de engenharia e medicina e com presença de alguns
estatísticos coincide com as dos autores dos mesmos.
A resposta correta em ambos é ?) mas em geral mais de 50% das
pessoas respondem incorretamente e todos tem dificuldades de
distinguir a diferença entre as escolhas.
Em um curso de doutorado em medicina apliquei estes questionários
em alunos que já haviam feito pelo menos um curso de estatística e
um curso de analise crítica de artigos médicos com analises
estatísticas. Foi desconcertante verificar que nenhum dos 18
participantes respondeu corretamente.

Uma coisa a ser pensada é :porque ensinar e dar tanta importância a
algo que confunde tanto?

Talvez o artigo anexo baseado em resultados de Jim Berger,  e o uso do
nomograma la contido  possa conciliar valor p e probabilidade da hipótese
ser verdadeira de forma correta!!!!!
Abr
Basilio

Questionário 1 – (Diamond e Forrester)
O que você concluiria se um experimento clínico bem planejado,
realizado para verificar o efeito de um certo tratamento, resultou em
uma resposta benéfica (p < 0,05)?
a. de acordo com este resultado, as chances são menos de 5% de que
a terapia não tem efeito;
b. as chances são menos de 5% em obter este resultado se a terapia
não tem feito;
c. as chances são menos de 5% de não ter obtido esse resultado se a
terapia tem efeito;
d. nenhum acima.

Questionário 2 – (Freeman)
Um experimento controlado, realizado para determinar a eficácia de
um novo tratamento que o mesmo é significativamente melhor que
placebo (p< 0,05). Qual das seguintes afirmações você prefere?
a. foi aprovado que o tratamento foi melhor que placebo;
b. se o tratamento não tem efeito, há menos de 5% de chance de se
obter tal resultado;
c. o efeito observado do tratamento é tão grande que há menos de 5%
de chance do tratamento não seria melhor que placebo;
d. realmente não sei o que é valor – p e não quero adivinhar.

Em 26 de fevereiro de 2015 15:02, Richard Santos <
jamesrichardsantos em gmail.com> escreveu:

> Eu também gosto da abertura, visto que em ciência muita coisa é baseada em
> modelo apenas teórico, como o modelo de átomo ou o modelo de consciente
> inconsciente, ninguém enxerga essas coisas, mas os modelos teóricos vem
> conseguindo explicar muito bem por um tempo.
> Eu na verdade me referi à possibilidade de eles não saberem que os modelos
> estatísticos nos dão probabilidades, e isso ainda dado uma margem de erro e
> um nível de significância,, e quem decide o que fazer com as probabilidades
> são nós... (60% é suficiente ou não para eu começar uma política pública; a
> [...]

Basilio de Bragança Pereira ,DIC and PhD(Imperial College), DL(COPPE)
*UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro
*Titular Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics
*FM-School of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho.

*Tel: 55 21 3938-7045/7047/2618
www.po.ufrj.br/basilio/

*MailAddress:
COPPE/UFRJ