[ABE-L] =?ISO-8859-1?Q?_e_come=E7a_2015?=...

Hedibert Freitas Lopes hedibert em im.ufrj.br
Sex Jan 9 19:22:02 -03 2015

Aproveitando a deixa do Gauss, vou repetir aqui tambem minha colocacao do facebook
sobre esse artigo:

Brasil: 670 artigos & 30 bilhões
Chile: 717 artigos & 2 bilhões
Brasil nos top jornals: 1%
Brasil nas revistas indexadas: 2.5%

Distributivismo demagogo, regime de trabalho obsoleto e burocracia: lixo acadêmico em
abundância.  Retornei ao Brasil a pouco mais de um ano e navegando nos currículos Lattes
de vários estatísticos, economistas e biólogos (áreas que me interessam) o que me assusta é
que não somente professores/pesquisadores mais velhos/estabelecidos, mas também os
mais jovem produzem essa montanha crescente de excremento acadêmico. A mediocridade
paira no ar."

Complemento aqui mais especificamente para a estatistica brasileira:

Alguns dos professores/pesquisadores de 65 anos ou mais (e alguns mais novos) que fazem
parte do pequeno grupo de admiro no Brasil ja' fizeram muito para nossa estatistica
cientifica e estruturalmente e seria, na minha opiniao, injusto julga-los sem fazer um
desconto temporal.  Agora, convenhamos, vejo varios professores associados na nossa area
(a um passo do "paraiso") com curriculos mediocres e que produzem esse lixo academico a
que a Nature se refere.  No's professores/pesquisadores entre 40 e 60 anos (\pm 5 anos)
devemos dar o exemplo para o pessoal que esta' ai comecando e isso nao esta'
acontecendo.  Temos que fazer logo, o mais rapido possivel, a mudanca de uma quantidade
alta de artigos irrelevantes para um numero baixo de trabalhos relevantes.  This is my 2
cents.

Abs,
Hedibert