[ABE-L] Polêmica sobre pesquisa estatística da FEE

Richard Santos jamesrichardsantos em gmail.com
Qua Maio 13 15:50:34 -03 2015

A discussão código aberto X software proprietário é uma questão rica,
interessante e está em todas as áreas.
Na computação se discute softwares proprietários versus aberto em software
de banco de dados, de mapas geo, e outros, também há na engenharia, etc. Na
estatística do mesmo jeito, não poderia deixar de ter.
Vejo o pessoal discutindo aspectos como:
- já há software livre bom e confiável o suficiente para substituir o
software proprietário, mas, essa situação ainda não é consolidado para a
maioria. Porque, o software livre ainda tem pouco tempo de desenvolvimento
com relação ao software proprietário, assim, ainda leva mais tempo para, em
algumas áreas, o software livre chegar à completude e à confiança de um
software proprietário. Em banco de dados ainda não há consenso, e em mapa
geo o pessoa já apresenta o software livre de mapas, o melhor livre,
quantumgis, falando: "bom, pessoal, este é o excelente software livre de
mapas, erros, todos sabemos que por ser  um software livre vai ter, pq
ainda não está totalmente aperfeiçoado, etc etc". Você vê isso também no
pouco uso da versão livre do MS Office, pq não usa muito mais o BR Office,
para coisas mais simples como planilha e em edição de texto, se software
livre é tão bom???
- se der problema, você não tem nem como cobrar, porque o software não foi
pago, não temo como ir para a justiça cobrando.
Na estatística o R parece ser parelho com o SAS, mas vai ver o PSPP, nem
consigo abrir o Excel nele que dá erro.
Essa discussão de software livre e proprietário é bem rica e interessante,
e tende a ficar mais no futuro. :-)
Abçs.
Att.
Richard