[ABE-L] seminario de educação estatística

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Qui Set 24 16:50:26 -03 2015


Prezado Alexandre e demais colegas

Já vi também que esse tipo de problema, de acordo com especialistas,   
está fazendo aumentar a quantidade de pessoas com deficiência em todo  
o mundo, pois as pessoas estão sendo mais exigidas em termos visuais,  
auditivos, físico e, sobre tudo, intelectualmente.

Saudações,

                  Paulo Tadeu
Citando Alexandre Galvão Patriota <patriota.alexandre em gmail.com>:

> Prezad em s redistas,
>
> Para estimular o debate, se alguém tiver o interesse:
>
> Há pesquisas apontando para uma diminuição no *attention span* das pessoas.
> A revolução dos dispositivos móveis começou aproximadamente em 2000. Para
> se ter uma ideia, em 2000 foi estimado que o *attention span* médio dos
> humanos era de 12 segundos, hoje em dia ele caiu para *oito* segundos (não
> sei qual o erro padrão para essa estimativa). Acredita-se que o *goldfish*
> tem um *attention span* de *nove* segundos. Dizem na mesma pesquisa¹ que
> hoje as pessoas executam mais tarefas simultaneamente, porém há também
> várias outras pesquisas questionando a qualidade dessas tarefas
> simultâneas, como era de se esperar.
>
> Lukasz Sebastian Gottwald², conhecido como Dr. Luke, é o produtor de
> diversas músicas famosas. Segundo André Barcinski³, o Dr Luke tem uma
> fórmula quase  matemática para manter presa a atenção das pessoas, ele
> precisa ter um "gancho a cada sete ou oito segundos, uma qualidade de som
> ribombante para soar grandiosa em fones de ouvido (daí o uso excessivo de
> compressão), e não pode perder tempo até chegar ao refrão." Bom, queiramos
> nós ou não, os alunos escutam muitas músicas e a maneira como eles entendem
> o mundo e se comunicam (em nível social e biológico) é afetada por elas.
>
> Num mundo bombardeado por músicas, fluxo de informações e literaturas que
> tendem a diminuir o *attention span* médio das pessoas, poucas destas
> conseguem se manter concentradas para ler textos de autores clássicos
> (como, por exemplo,  Homero, Hesíodo, Sófocles, Platão, Aristóteles,
> Tolstoi, Turgueniév, Dostoiévisk, Goete, entre outros); as pessoas parecem
> preferir ler o resumo de uma sinopse já interpretada, se não for longa, é
> claro. Lembro de vários intelectuais famosos, brasileiros e de outros
> países, relatarem ter lido alguns clássicos dezenas ou até mesmo centenas
> de vezes. Não acho que seja o caso de discutirmos aqui a importância dos
> clássicos na criação de novas ideias, portanto não vou entrar no assunto.
>
> Minha pergunta é:  Qual a estratégia para manter pessoas com um *attention
> span* médio de oito segundos interessadas no assunto dado em sala? espero
> que não seja encontrar um gancho a cada sete segundos para mantê-las
> interessadas, assim só reforçaríamos a tendência à capacidade de
> concentração de peixe.
>
> Parece haver um desencontro fundamental de exigências. Por um lado, as
> pessoas vivem num mundo onde é necessário apenas 8 segundos de amplitude de
> concentração, por outro lado, os assuntos estudados na academia exigem
> muito mais do que 8 segundos de concentração. Não acho que a academia deva
> se curvar aos ditames da modernidade, e também não acho que ela deva
> ignorar os problemas atuais.
>
> É possível termos uma educação de qualidade com essa amplitude média de
> concentração das pessoas? Para mim é um problema de princípios e valores
> que a nossa sociedade mundial embarcou há muito tempo, estamos colhendo os
> resultados e para mudar não será fácil, nem sei se é possível. Talvez só
> com após a próxima grande crise intelectual (atual?) os paradigmas mudem
> para outro rumo.
>
>
> Notas (links relacionados):
> 1.
> http://www.pressreader.com/canada/ottawa-citizen/20150513/281505044792931/TextView
> 2. http://www.newyorker.com/magazine/2013/10/14/the-doctor-is-in
> 3.
> http://entretenimento.r7.com/blogs/andre-barcinski/acha-a-musica-pop-atual-um-lixo-agradeca-a-esse-cara-20150331/
>
>
> 2015-09-23 15:55 GMT-03:00 Vermelho <vermelho2 em gmail.com>:
>
>> Caramba!
>> Esse tema é fundamental!
>>
>> Vermelho
>> F.: (21) 2501 2332 - casa
>>            2142 0473 - IBGE
>>
>> Em 23 de setembro de 2015 15:40, <marcos em ime.usp.br> escreveu:
>>
>>> Ola a todos,
>>> No dia 25/9, sexta feira às 16 horas na sala B-2 do IME-USP teremos o
>>> Seminário de Educação Estatística do mês de setembro.
>>> Vamos receber a professora Carine Savalli da UNIFESP. O título do
>>> seminário é: "O ensino da Estatística contextualizado: um exemplo na
>>> área de Psicologia".
>>> O resumo da apresentação vai abaixo e todos são bem vindos.
>>> A transmissão pela internet será feita no link:
>>>
>>> http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=29803
>>>
>>> Perguntas poderão ser enviadas a esse email (marcos em ime.usp.br) e
>>> tentarão ser repassadas ao apresentador.
>>> Abraços,
>>> Marcos.
>>>
>>> Marcos N. Magalhães
>>> Departamento de Estatística
>>> IME-USP
>>> _________
>>> "O ensino da Estatística contextualizado: um exemplo na área de
>>> Psicologia"
>>> Profa Carine Savalli Redigolo- Universidade Federal de São Paulo
>>> Resumo:
>>> O professor de Estatística que ensina conteúdo básico para outras áreas
>>> de conhecimento enfrenta grandes desafios. Desmotivação, emoções
>>> negativas como medo, raiva e ansiedade interferem no processo de
>>> aprendizagem. Somado a isso, os exemplos de aplicação dos livros
>>> didáticos, na maior parte das vezes, não atraem os alunos por estarem
>>> distantes da sua realidade profissional. Cabe ao professor a tarefa de
>>> aproximar a Estatística destas áreas, trazendo exemplos de pesquisas que
>>> despertem interesse e façam os próprios alunos formularem perguntas que
>>> possam ser respondidas usando métodos estatísticos. Uma experiência
>>> utilizando este ensino contextualizado para um curso de graduação de
>>> Psicologia, que vem produzindo resultados satisfatórios quanto ao
>>> envolvimento e aprendizado dos alunos, será apresentada neste seminário.
>>> Questões referentes à dedicação do professor também serão discutidas.
>>>
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