[ABE-L] seminario de educação estatística

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Qui Set 24 16:07:49 -03 2015

Prezad em s redistas,

Para estimular o debate, se alguém tiver o interesse:

Há pesquisas apontando para uma diminuição no *attention span* das pessoas.
A revolução dos dispositivos móveis começou aproximadamente em 2000. Para
se ter uma ideia, em 2000 foi estimado que o *attention span* médio dos
humanos era de 12 segundos, hoje em dia ele caiu para *oito* segundos (não
sei qual o erro padrão para essa estimativa). Acredita-se que o *goldfish*
tem um *attention span* de *nove* segundos. Dizem na mesma pesquisa¹ que
hoje as pessoas executam mais tarefas simultaneamente, porém há também
várias outras pesquisas questionando a qualidade dessas tarefas
simultâneas, como era de se esperar.

Lukasz Sebastian Gottwald², conhecido como Dr. Luke, é o produtor de
diversas músicas famosas. Segundo André Barcinski³, o Dr Luke tem uma
fórmula quase  matemática para manter presa a atenção das pessoas, ele
precisa ter um "gancho a cada sete ou oito segundos, uma qualidade de som
ribombante para soar grandiosa em fones de ouvido (daí o uso excessivo de
compressão), e não pode perder tempo até chegar ao refrão." Bom, queiramos
nós ou não, os alunos escutam muitas músicas e a maneira como eles entendem
o mundo e se comunicam (em nível social e biológico) é afetada por elas.

Num mundo bombardeado por músicas, fluxo de informações e literaturas que
tendem a diminuir o *attention span* médio das pessoas, poucas destas
conseguem se manter concentradas para ler textos de autores clássicos
(como, por exemplo,  Homero, Hesíodo, Sófocles, Platão, Aristóteles,
Tolstoi, Turgueniév, Dostoiévisk, Goete, entre outros); as pessoas parecem
preferir ler o resumo de uma sinopse já interpretada, se não for longa, é
claro. Lembro de vários intelectuais famosos, brasileiros e de outros
países, relatarem ter lido alguns clássicos dezenas ou até mesmo centenas
de vezes. Não acho que seja o caso de discutirmos aqui a importância dos
clássicos na criação de novas ideias, portanto não vou entrar no assunto.

Minha pergunta é:  Qual a estratégia para manter pessoas com um *attention
span* médio de oito segundos interessadas no assunto dado em sala? espero
que não seja encontrar um gancho a cada sete segundos para mantê-las
interessadas, assim só reforçaríamos a tendência à capacidade de
concentração de peixe.

Parece haver um desencontro fundamental de exigências. Por um lado, as
pessoas vivem num mundo onde é necessário apenas 8 segundos de amplitude de
concentração, por outro lado, os assuntos estudados na academia exigem
muito mais do que 8 segundos de concentração. Não acho que a academia deva
se curvar aos ditames da modernidade, e também não acho que ela deva
ignorar os problemas atuais.

É possível termos uma educação de qualidade com essa amplitude média de
concentração das pessoas? Para mim é um problema de princípios e valores
que a nossa sociedade mundial embarcou há muito tempo, estamos colhendo os
resultados e para mudar não será fácil, nem sei se é possível. Talvez só
com após a próxima grande crise intelectual (atual?) os paradigmas mudem
para outro rumo.

Notas (links relacionados):
1.
http://www.pressreader.com/canada/ottawa-citizen/20150513/281505044792931/TextView