[ABE-L] Editorial do Esta dão

Heliton Tavares heliton em globo.com
Dom Set 27 10:54:17 -03 2015


 

Prezados, 

É do nosso umbigo tentar achar um culpado que não nós, mas quem deu
vazão ao CsF fomos nós próprios, mesmo que o projeto tenha sido
super-dimensionado. Se o projeto fosse tímido demais, nós reclamaríamos
também. E não creio que os tais Coordenadores (nós) tenham sido
"selecionados", à toda, sem mérito, assim como a concepção do CsF. 

Um excelente domingo a todos. 

Héliton 

Em 27/09/2015 10:06, Vermelho escreveu: 

> A Doris coloca bem a discussão. É muito fácil eleger só culpado. Claro que o programa tem falhas, aliás, como tudo que fazemos na vida, sem excluir ninguém. Aqueles que acham que não erram já erraram por achar que não.
> O programa tem falhas no presente do indicativo, pois, afinal, o Estadão não tem a prerrogativa de extingui-lo. 
> Em 27/09/2015 09:50, "Dani Gamerman" <dani em im.ufrj.br> escreveu:
> 
>> Caros
>> 
>> Acho que a maior crítica ao CsF foi a dimensão do projeto.
>> Isso acabou incentivando inúmeros usos indiscriminados.
>> Mais um dos vários exemplos de má administração de verbas,
>> levando a dúvidas sobre a concessão de autonomia completa
>> para as universidades públicas.
>> 
>> Bom domingo
>> Dani
>> 
>>> Caros colegas,
>>> Não podemos generalizar. O Programa Ciência Sem Fronteiras,
>>> realmente beneficiou pessoas que não mereciam (infelizmente, tudo
>>> depende da honestidade das pessoas) mas, por outro lado, beneficiou
>>> também aqueles que mereciam. Temos casos de diplomas duplos
>>> resultantes desse programa e que trouxeram melhorias aos PPGs .
>>> 
>>> O problema que vejo no momento é o nivelamento por baixo,
>>> penalizando aqueles que fizeram as coisas corretamente e tirando
>>> oportunidades de quem realmente merece.
>>> 
>>> Saudações, Clarice
>>> 
>>> ----- Mensagem original -----
>>> 
>>>> De: "Doris Fontes" <dsfontes em gmail.com>
>>>> Para: "Julio Stern" <jmstern em hotmail.com>
>>>> Cc: "Alfredo Mayall Simas" <simas.ufpe.br em gmail.com>, "manoel lemos"
>>>> <mjmslemos em gmail.com>, "MARIA DA CONCEICAO SAMPAIO DE SOUSA"
>>>> <csampaiodesousa em gmail.com>, "ABE Lista" <abe-l em ime.usp.br>
>>>> Enviadas: Domingo, 27 de Setembro de 2015 8:54:45
>>>> Assunto: Re: [ABE-L] Editorial do Estadão
>>> 
>>>> Pergunto: só o governo federal tem culpa no fracasso do CsF, ou as
>>>> próprias IES têm também (grande) parcela da culpa? Se houve
>>>> estudante ruim ganhando bolsa, alguém aprovou este estudante. Não é
>>>> possível pedir para o governo criar um fiscal para cada coordenador
>>>> local do CsF... No meu ver, o programa era, sim, MERITOCRÁTICO.
>>> 
>>>> Concordo que havia muitas falhas, mas os usuários ruins e
>>>> coordenadores das IES ajudaram, com sua falta de comprometimento,
>>>> eliminar um programa que poderia ser bom.
>>> 
>>>> Bom domingo a todos,
>>>> Doris
>>> 
>>>> Homologação de Inscrições
>>> 
>>>> Procedimentos
>>> 
>>>> O processo de homologação realizado pelos Coordenadores
>>>> Institucionais do Programa Ciência sem Fronteiras visa,
>>>> principalmente, selecionar os melhores estudantes inscritos nas
>>>> Chamadas Públicas para concessão de bolsas de Graduação Sanduíche no
>>>> Exterior. Os candidatos deverão estar regularmente matriculados em
>>>> cursos de graduação ligados às Áreas Prioritárias, cumprir com os
>>>> requisitos das Chamadas, ter excelente desempenho acadêmico e
>>>> proficiência no idioma do país de destino, quando exigido. 
>>>> Atenção: Cada Instituição de Ensino Superior deverá indicar o seu
>>>> representante do Ciência sem Fronteiras institucional. As
>>>> mantenedoras dessas instituições deverão orientar para que que os
>>>> respectivos Reitores, ou possuidores de cargo equivalente, indiquem
>>>> o seu representante para cada IES.
>>>> (...)
>>> 
>>>> Instruções importantes:
>>> 
>>>> Faz-se necessário mencionar os requisitos que os candidatos,
>>>> obrigatoriamente, deverão preencher para assim terem suas
>>>> candidaturas devidamente homologadas. 
>>> 
>>>> * Estar regularmente matriculado em curso de nível superior nas áreas
>>>> e nos temas indicados na chamada pública;
>>>> * Percentual do curso concluído, tendo integralizado no mínimo 20% e,
>>>> no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do
>>>> início previsto da viagem de estudos;
>>>> * Para os alunos de cursos de saúde, verificar a restrição total ou
>>>> parcial (ciclo clínico) para cada uma das chamadas;
>>>> * Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho
>>>> acadêmico segundo critérios da própria IES; -- Isso não é
>>>> meritocracia?
>>>> * Se aplicável, confirmação de prêmio acadêmico e de mérito;
>>>> * Se aplicável, confirmação de participação em programa de iniciação
>>>> científica ou docência.
>>> 
>>>> A elegibilidade do curso de graduação, o nível de proficiência
>>>> EXIGIDO e a nota do ENEM são verificados pela Equipe do Programa
>>>> Ciência sem Fronteiras quando da pré-seleção dos candidatos, não
>>>> devendo assim ser motivo de NÃO HOMOLOGAÇÃO de candidatos.
>>> 
>>>> Em 27 de setembro de 2015 08:02, Julio Stern < jmstern em hotmail.com >
>>>> escreveu:
>>> 
>>>> > O Ciencia Sem Fronteiras implementou uma politica explicitamente 
>>>> > Anti-Meritocratica. 
>>>>
>>>> > O programa consumiu RS 6.5 Bilhoes, esvasiou programas bem
>>>> > estabelecidos, 
>>>>
>>>> > gerou frustracoes enviando alunos mal preparados mundo afora, 
>>>>
>>>> > denegriu a boa reputacao dos estudantes de pos-graduacao
>>>> > Brasileiros
>>>> > no exterior, 
>>>>
>>>> > e deixou um rombo orcamentario que teremos que agora pagar em meio
>>>> > a
>>>> > uma crise 
>>>>
>>>> > economica que eh resultado de politicas economicas concebidas com
>>>> > igual zelo 
>>>>
>>>> > anti-meritocratico e anti-produtivista, embaladas com a pior
>>>> > demagogia populista. 
>>>>
>>>> > Como nacao, reelegemos a Dilma: 
>>>>
>>>> > Nao temos como reclamar. 
>>>>
>>>> > Ta ruim. 
>>>>
>>>> > ---Julio Stern 
>>>>
>>> 
>>>> > 
>>>>
>>> 
>>>> > Date: Fri, 25 Sep 2015 09:42:37 -0300
>>>>
>>>> > From: cribari em de.ufpe.br
>>>>
>>>> > To: abe-l em ime.usp.br ; mjmslemos em gmail.com ;
>>>> > csampaiodesousa em gmail.com ; simas.ufpe.br em gmail.com
>>>>
>>>> > Subject: [ABE-L] Editorial do Estadão
>>>>
>>> 
>>>> > O Estado de São Paulo, 25 de setembro de 2015 - EDITORIAL
>>>>
>>> 
>>>> > O fim do Ciência sem Fronteiras
>>>>
>>> 
>>>> > Lançado há quatro anos como uma das principais iniciativas do
>>>> > primeiro governo da presidente Dilma Rousseff no campo da educação
>>>> > e
>>>> > usado como bandeira eleitoral na campanha pela reeleição, o
>>>> > programa
>>>> > Ciência sem Fronteiras está chegando a um final melancólico.
>>>>
>>>> > Embora afirmem que ele não será encerrado, as autoridades
>>>> > educacionais admitiram publicamente que a oferta de novas vagas
>>>> > está
>>>> > suspensa por falta de verbas. As bolsas dos alunos que estão no
>>>> > exterior continuarão sendo pagas, mas as dos estudantes que haviam
>>>> > sido selecionados serão canceladas. A suspensão foi anunciada por
>>>> > um
>>>> > assessor do Ministério da Educação durante sabatina no Comitê para
>>>> > os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas.
>>>>
>>>> > Concebido mais como instrumento de marketing do que como uma
>>>> > política
>>>> > destinada a acelerar a internacionalização do ensino superior, o
>>>> > Ciência sem Fronteiras apresentou problemas desde que foi lançado.
>>>> > Em vez de selecionar alunos de áreas técnicas em que o Brasil
>>>> > carece
>>>> > de especialistas, especialmente no campo das ciências exatas e
>>>> > biomédicas, o programa financiou indiscriminadamente estudantes de
>>>> > quase todas as áreas do conhecimento [UTF-8?]âEUR" inclusive publicidade e
>>>> > comunicações.
>>>>
>>>> > Por falta de critérios, de objetivos e de metas, o programa também
>>>> > concedeu indiscriminadamente bolsas de graduação, de mestrado, de
>>>> > doutorado, de especialização e de pós-doutorado, sem prever
>>>> > mecanismos de avaliação de desempenho dos bolsistas. Houve até quem
>>>> > ganhou bolsa para passar um ano nos Estados Unidos, Inglaterra e
>>>> > Canadá sem ter sido submetido a um teste de fluência em língua
>>>> > inglesa. Por não conhecer o idioma, vários bolsistas não
>>>> > conseguiram
>>>> > acompanhar as aulas e retornaram ao Brasil sem aperfeiçoar sua
>>>> > formação intelectual.
>>>>
>>>> > Ao ser lançado, em 2011, o Ciência sem Fronteiras previa a
>>>> > concessão
>>>> > de 101 mil bolsas de estudo no exterior, das quais 75 mil seriam
>>>> > financiadas pela União e 26 mil custeadas pela iniciativa privada.
>>>> > Quando tomaram consciência de que o programa não tinha prioridades
>>>> > bem definidas, bancos e empresas tentaram estabelecer critérios
>>>> > objetivos para a seleção dos estudantes cujos estudos financiariam.
>>>> > Mas, alegando que elas estavam usando o programa para financiar mão
>>>> > de obra de que necessitam, as autoridades educacionais rejeitaram
>>>> > esses critérios e impuseram outros. As empresas cancelaram o
>>>> > patrocínio.
>>>>
>>>> > A inépcia administrativa também se converteu numa das marcas do
>>>> > Ciência sem Fronteiras. Muitos bolsistas viajaram para o exterior
>>>> > só
>>>> > com a passagem de ida e tiveram dificuldades para se instalar nas
>>>> > cidades que escolheram. Por causa dos atrasos no depósito das
>>>> > bolsas, estudantes ficaram sem recursos para pagar aluguel,
>>>> > alimentação, transporte e plano de saúde. Universidades
>>>> > estrangeiras
>>>> > reclamaram dos atrasos do repasse das verbas para gastos com
>>>> > matrículas, mensalidades e atividades acadêmicas [UTF-8?]âEUR" a ponto de
>>>> > faculdades canadenses de engenharia se recusarem a acolher
>>>> > bolsistas
>>>> > brasileiros. Por excesso de burocracia e de um extenso rol de
>>>> > requisitos estapafúrdios [UTF-8?]âEUR" como a exigência de que as escolas
>>>> > estrangeiras tivessem a mesma carga horária, o mesmo programa das
>>>> > mesmas disciplinas e dos mesmos currículos das escolas brasileiras,
>>>> > além de traduções juramentadas de documentos expedidos por
>>>> > consulados [UTF-8?]âEUR", os estudantes brasileiros enfrentaram
>> dificuldades
>>>> > para revalidar diplomas emitidos no exterior.
>>>>
>>>> > A criação de um programa destinado a reduzir a distância entre as
>>>> > universidades brasileiras e as mais prestigiosas universidades
>>>> > estrangeiras foi recebida como uma boa ideia pela comunidade
>>>> > acadêmica. Mas, da forma desastrosa com que foi implementado e com
>>>> > resultados pífios que produziu, ele representou um desperdício
>>>> > bilionário de recursos escassos. Só em seus primeiros quatro anos,
>>>> > ele consumiu R$ 6,4 bilhões [UTF-8?]âEUR" cerca de 20% do que o governo
>> quer
>>>> > arrecadar anualmente com o restabelecimento da CPMF. O anúncio da
>>>> > suspensão das bolsas do Ciência sem Fronteiras é, na verdade, um
>>>> > epitáfio.
>>>>
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