[ABE-L] RES: Urnas eletrônicas são confiáveis?

Jose Carvalho carvalho em statistika.com.br
Qua Set 30 13:40:03 -03 2015

Não sei se os resultados das pesquisas de intenção de voto foram tão
próximas dos resultados. Sei de lugares onde diferiram muito dos
resultados do sufrágio. Fica, para mim, meio no ar... Para começar, é
velha minha descrença na técnica usada nas pesquisas. Elas não servem
para convalidar os resultados de apurações.

Transparência, necessária em pleitos e em toda atividade - pelo menos a
pública, exige que os programas sejam abertos. Isso se aplica não
somente a urnas eleitorais. Sistemas operacionais e muitos outros
programas deveriam ser abertos a auditoria. Vejam o absurdo que fez a
Volkswagen!!! Se o programa de injeção fosse aberto, os gestores da VW
não teriam "o topete" para a enorme fraude que fizeram. (Mesmo o
programa sendo fechado, parece coisa estúpida. Basta que um engenheiro
que tenha trabalhado no programa, instatisfeito com o emprego, ou movido
por súbito ataque de dever de cidadão, denunciasse o esquema). Enfim,
está na hora de pleitear software aberto. Quando se diz que o software
aberto é necessário à nossa liberdade, não se fala de pirataria ou coisa
barata assim. Trata-se de se assegurar que não estamos sendo enganados,
fraudados. isso vale para Apple, Microsoft, Volkswagen, e tantos outros.
O alcance é imenso e afeta nossas vidas em todos os aspectos.

No caso de urnas eletrônicas, a abertura do software e sua auditoria é
absolutamente necessária. Se houver problema de segurança na "abertura"
dos programas, então não usemos essa geringonça. Problema de segurança
há no jeito que está. Já houve fraude em programas de computador para a
apuração de eleições no Brasil. Quero que lembrem o episódio da
Proconsult, com um refinado programa para fraudar a apuração da eleição
para governador do RJ, em 1982, afinal descoberto - a tempo! - pela
equipe do candidato Leonel Brizola.

Abraços,

Zé Carvalho