[ABE-L] 70 anos do Pof. Migon

Jose Carvalho carvalho em statistika.com.br
Seg Mar 14 18:52:21 -03 2016

Quero juntar-me à comunidade desta lista, saudando o Hélio, pelos 70
anos de vida. Neste marco (sim, é um marco), pode-se olhar para o
passado e fazer-se um balanço. Hélio é superlativo, como professor e
pesquisador. Merece, e tem, a admiração de todos os estatísticos.

Nós fomos colegas já no curso técnico e no bacharelado da ENCE. Com a
energia que sempre teve, Hélio também trabalhou, concomitantemente com o
curso, no Banco do Brasil. Formado, fui para a Unicamp. Quando Hélio se
formou, tivemos de fazer alguma força (de convencimento com ele) para
tirá-lo da carreira de bancário para a de professor universitário. E
trabalhamos juntos na Unicamp. Não foi por muito tempo. Jovens, demos
nossa segurança e arriscamos o futuro, para tirar da direção do IMECC
alguém que reputávamos inadequado para o cargo. Em decorrência, ganhamos
a parada, mas fomos também demitidos. Azar da Unicamp, já se vê agora
neste momento de balanço. Perdeu, com o Hélio, um cientista e professor
de alto nível. Da Unicamp, passando pela USP, Hélio voltou a nosso
estado de origem. O resto todos sabemos.

Pois é, lembro-me de nosso tempo na Unicamp, onde havia um certo
compadrio, ou mais forte ainda, intensa fraternidade. Junto com Hélio,
sua sempre presente companheira, Mirna. De mesmas idades ambos os
casais, as duas esposas, também estatísticos,  Gaby e Mirna estiveram
grávidas ao mesmo tempo.

A nossa saída da Unicamp foi, decerto, pelo menos no caso do Hélio,
muito ruim para a universidade. E nós perdemos o convívio cotidiano com
o amigo...

Sei que o Hélio tem ainda muita energia, e que terá por muitos anos à
frente. Que continue produzindo e formando gente por muitos anos. E que
possa "curtir" ao mesmo tempo seus filhos e netos.

Zé Carvalho