[ABE-L] empreesa ou universidade

poliveir em ime.usp.br poliveir em ime.usp.br
Dom Ago 6 10:11:59 -03 2017

Prezados colegas

Em primeiro lugar, meus agradecimentos a todos que me enviaram
resposta inclusive com indicação de vagas no exterior, que muito
embora difíceis estou levando-as em consideração, inclusive com viagem
marcada para outubro em que participarei de um evento e já tenho
encontro marcado com algumas pessoas, enquanto isso, mantenho meu pos
doc atual.
Agora, devo dizer que a questão ainda persiste, ou seja, empresas em
alguns casos que me consideram meu currículo como overqualifying
mandam para eu procurar universidade ou  centro de pesquisa, enquanto
a esmagadora maioria não oferecem resposta e em alguns casos quando
alguem tenta me indicar são advertidos por seus empregadores ao tentar
apresentar meu CV para ser analisado e por esses motivos, parei
definitivamente já alguns anos de enviar CV para empresas simplesmente
e alguns professores das universidades sugerem que eu vá para empresas
sob alegação de que seria melhor (esse tipo de coisa me faz lembrar
uma frase de Mário de Andrade sobre a Semana de Arte Moderna de 1922,
que dizia mais ou menso o seguinte: " Na Semana de Arte Moderna, nós
sabíamos o que não queríamos e não o que queríamos."), mas a conclusão
que chego até aqui por enquanto, salgo engano é que não existe empresa
que possam me contratar de acordo com o meu perfil atual.
Para finalizar, sou obrigado a dizer também o seguinte, sempre tive
que ser persistente ou teimoso como alguns desejam falar e sobre isso,
acho importante dizer o seguinte:
Como sabem sou uma pessoa com deficiência desde ao nascer, e, sempre
existiam pessoas  que diziam que nunca iria poder estudar, desde do
primário era muito comuns ter escolas que recusavam a minha matrícula
e continuei estudando graças a ajuda de poucas pessoas que me
auxiliaram na empreitada convencendo diretores de colégio,
principalmente no que seria atual nível fundamental a me aceitar como
aluno e fui seguindo, mas isso repetiu no antigo ginásio (atual séries
entre sexto ao nono ano), mas a contra gosto de muitos continuei e
completei sendo o primeiro lugar em Matemática no nível fundamental,
posição essa que repetiu a nível de segundo grau na ETFSP (Atual
Centro de Educação Tecnológica Federal de São Paulo) que fui aprovado
em exame de seleção, mas dentro também tive problemas, mas diria que
foi em escala menor nesse caso, e, depois para frente foi vestibular e
exames, mas também tive várias dificuldades pois acabava demorando
mais para acompanhar a turma em muitos casos, com isso também tive
problema para ser aceito no doutorado, pois achavam que não
conseguiria concluir, mas acabei conseguindo e agora para conseguir
uma colocação esta sendo o mesmo problema com diversos fatores se
somando
De qualquer maneira, continuo a disposição para quem ainda deseja se
manifestar sobre este caso.

Saudações,

                Paulo Tadeu de Oliveira

Citando poliveir em ime.usp.br: