[ABE-L] empreesa ou universidade

poliveir em ime.usp.br poliveir em ime.usp.br
Sex Ago 18 09:14:40 -03 2017

Citando poliveir em ime.usp.br:

> Prezados colegas
>
> Em primeiro lugar, meus agradecimentos a pessoas que responderam a
> minha mensagem, mas infelizmente a questão permanece, pois,
> infelizmente não consegue contornar o problema, isto é, empresas que
> me mandam para a universidade e universidade com certos grupos de
> professores que me enviam para empresas me tornando uma "bola de
> basquete" em meio a forças antagônicas o que faz com que a minha
> situação permaneça inalterada e continuo aberto a mais respostas de
> quem ainda deseja se manifestar.
>
> Saudações,

> [...]
Prezados colegas

Em primeiro lugar reafirmo os meus agradecimentos para os colegas que
se sispuseram a discutir e a responder esse assunto e diria até que a
maioria
  das reações foram dentro do que eu esperava com propostas do tipo
negócio próprio, concurso e pos doc no exterior e permite concluir o
seguinte:
1 - Quanto a empresas me contratar veio ,apenas completar e deixar
mais claro o que eu já sabia, ou seja, empresas jamis me contratam sob
a alegação
de: alta idade, sem qualquer experiência, bacharelado completado há
muito tempo, fora de mercado, overqualifying, terceirização, recessão
e o fator deficiência. C0om
isso deixa claro que nenhuma empresa me contrata devido a um mais
destes fatores genéricos sem avaliar fatores específicos que podem
variar caso a caso
conforme os desejos das empresas contratantes em potencial;
2 - empresa, nos anos entre 2011 e 2017 verifiquei mais de 3000 vagas,
enviando mais de 500 currículos por minha própria conta ou p0or outras
pessoas,
que emsmo assim, conseguir nesse período uma única entrevista,
entrevista essa que ao começar a olhar meu CV simplificado e editado
de acordo com os
padrões corporativos a priemira pergunta da consultora foi
simplesmente para dizer porque universidade ou centro de pesquisa não
me contrata. Diria
até que até hilário, ela na verdade pensava de acordo com o que eu
pensava sobre tudo isso e de forma até inesperada, pois esperava a
pergunta, mas
não que ela fosse pesnar dessa forma,mas mesmo assim, tentei responder
conforme chegaram a me orinetar, mas foi sem chance, não era possível
convence-la e que na verdade ela me chamaou para essa entrevista
porque segundo ela me desejava me conhecer;
3 - outro ponto também importante é que algumas pessoas que tentaram
realemtne me ajudar recebendo meu CV e entregando seus supriores foram
questionados por ter recebido um CV no mínimo considerado
completamente fora dos padrões corporativos, em vista disso, conforme
já relatei, em 2015 parei
definitivamente de enviar qualquer Cv e me concentrei nos pos doc, que
é o que estou fazendo agora, enquanto puder conseguir;
4 - Isso mostra um outro ponto, se a minha situação na universidade é
difícil, está mais claro que em empresas está muito pior, por pior que
seja a
minha situação na universidade, ou seja, dificuldade de ser aprovado
em concurso pelos mais diversos motivos que diria que são conhecidos
pela
maioria, mas ainda, tendo possbilidade de candidaturas em pos doc ou
alguns possíveis concursos;
5 - deixo claro também que ao dizer que empresa não me contrata
independe da minha vontade ou interesse de se devo trabalhar em uma
empresa ou não,
digo isso motivado por uam simples questão de probabilidade de onde
pode conseguir vaga, ou sjea, nunca deixei pública as minhas
preferências neste
caso, mas sim, por questão de oportunidade;
6 - Fica uma questão difícil, pois pessoas ligadas ao mercado
corporativo me tachavam de teimoso por não tentar centro de pesquisa
ou universidade
e pessoas ligadas a universidade me tacham de teimoso por não tentar
empresa, e finalmente;
7 para as pessoas que mesmo assim ahcam que duvidam do que estou
falando, envio meu currículo nos seguintes formatos: mais completo e
em ingles,
em portugues corporativo comnvencional e em um outro formato sugerido
por um grupo deempreendedores de Chicago que ao ficarem louco da vida
por não
conseguir nada passaram a enviar o CV dessa maneir;para que voces
mesmos possam ver isso, inclusive com liberdade de mostrar a pessoas
ligadas
a empresas ou universidades que conheçam, muito embora, até conheça as
devidas respostas sobre tudo isso ao discutirem esse assunto nos mais
diversos eventos sejam eles adademicos ou corporativos.

Saudações,

            Paulo Tadeu de Oliveira

p.