[ABE-L] Por que poucos alunos de escolas públicas de São Carlos estão na USP?

Lane Alencar lane.alencar em gmail.com
Ter Jul 18 10:58:16 -03 2017

Muito boa a pesquisa. Obrigada Alexandre.

Eu estudei sempre em escola pública e nem acho que a questão é de que os
alunos não acreditam que podem estudar na universidade pública. No ensino
fundamental, estudei perto de casa em escola estadual e a questão não era
essa.

A maioria nem pensava em fazer vestibular pois não *queriam ter que estudar*
para se formar. Logo, já pensavam em pagar alguma faculdade que não
exigisse muito (ex. Unip). A maioria poderia se manter estudando, mas
estudar é coisa de CDF, como eu.

Nunca se pergunta qual a razão para não ir estudar na USP. Ai também jogam
a culpa nos outros, no sistema...

Tenho alunos no IME que não querem aprender mesmo, só passar. Mais da
metade dos alunos de amostragem (disciplina considerada fácil do 3o
semestre) estão de recuperação.

Att
Lane