[ABE-L] Por que poucos alunos de escolas públicas de São Carlos estão na USP?

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Ter Jul 18 11:12:25 -03 2017

Perfeito, Lane.

Eu estudei em escolas públicas de Curitiba e no segundo e terceiro anos do
segundo grau os professores perguntavam reiteradamente quem estava
interessado em fazer um curso superior em uma universidade.  Lembro-me como
se fosse hoje. Todos os alunos ficavam quietos com ar zombeteiro, certos de
que não iriam gastar mais 5 anos estudando quando podiam trabalhar e
"ganhar dinheiro" imediatamente. Era comum ver amigos e colegas zombarem
com quem queria fazer vestibular. Eu fui fazer vestibular 5 anos após ter
me formado no segundo grau (aos 21 anos), mas já trabalhava desde os 13
como office-boy/carregador de caixa/auxiliar de pedreiro/montador de
andaime/etc. Eu mudei meu ponto de vista depois de perder alguns amigos e
perceber que trabalhar sem estudar não iria me levar a lugar algum.

Eu concordo com você. Não creio que o problema seja em acreditar se podem
ou não. Nós [eu e meus amigos e colegas da época] não tínhamos interesse em
estudar além do segundo grau.  Acredito que as ações deveriam seguir outra
direção das que estão sendo implementadas no Brasil. Mas enfim, quem deve
entender desse assunto são os "intelectuais" da classe média que sabem bem
o que os marginalizados querem...

> Muito boa a pesquisa. Obrigada Alexandre.
>
> Eu estudei sempre em escola pública e nem acho que a questão é de que os
> alunos não acreditam que podem estudar na universidade pública. No ensino
> fundamental, estudei perto de casa em escola estadual e a questão não era
> essa.
>
> A maioria nem pensava em fazer vestibular pois não *queriam ter que
> estudar* para se formar. Logo, já pensavam em pagar alguma faculdade que
> não exigisse muito (ex. Unip). A maioria poderia se manter estudando, mas
> estudar é coisa de CDF, como eu.

> [...]

Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,
Department of Statistics,
Institute of Mathematics and Statistics,
University of São Paulo, Brazil.