[ABE-L] Avaliações

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Qui Dez 6 16:10:11 -03 2018

Ao contrário dos colegas que não desejavam entrar no mérito eu acho
que consigo falar disso, principalmente porque sou sênior em todas as
instâncias e com "muita" produtividade.

Sobre o mérito;
1. No nosso comitê não temos representantes da estatística.  As duas
pessoas que ali estão para nos representar são probabilistas, embora
com formação de graduação em estatística.  Além disso com pouca
produtividade, pois nos últimos 4 anos quase não publicaram.  Ficam
assim sem credibilidade dentro do comitê, em minha opinião.

2.  você pode realizar o mais belo trabalho estatístico mas se não for
em QUALIS A está reprovado.  Você pode escrever o pior trabalho, mas
se estiver em QUALIS A1 está aceito.  Você pode ter artigos com
nenhuma citação em 5 anos, mas se estiver em QUALIS A1, está aprovado.
É incrível que a pessoa que analisou diga que o trabalho é bom, mas
como os autores não estão em QUALIS A não é aceito pela mesma pessoa
que os qualificou como bons.  Quem pode analisar trabalhos científicos
pensando dessa forma tão inconsequente?  Deve dar trabalho à pessoa
ler aquilo que vai julgar.

3. depois de minha reclamação do que fizeram comigo, em me rebaixar,
por apenas o referee ACHAR que devia, fiz um exercício no Lattes de
todos os pesquisadores de nível A e notei que quase todos estão com
produtividade abaixo do esperado e muito abaixo da produtividade de
alguns de nós.  Como fiz isso? Eu contei: Fui ao lattes de todos e
ordenei pelas citações da webofscience e pelo escopus e fui ao Google
scholar: Indices H e I10.  Façam esse exercício que irão entender o
que falo.  Contem também o número de orientandos que as pessoas
tiveram. Tenho a lista completa agora! Imagino que as preferências na
concessão de bolsas entram outros fatos: Será que mesma família ou
mesma instituição ajuda?  Não tenho a resposta para nada disso, pois
não quero acusar nossos colegas que devem ter um trabalho duríssimo em
tomar tais decisões, como negar ou conceder.
Recomendo a qualquer um que tenha tido um projeto negado, que compare
sua produtividade com as dos que foram contemplados. Tomara, e rogo,
que eu esteja completamente errado.  Mas, acho que irão se surpreender.
4.
É fácil resolver esse problema se assim desejarem nossos
representantes.  Escrevam os critérios de comparação e depois fica
fácil saber quem deve ou não entrar, nem irão precisar explicar as
decisões tomadas.  Com o pedido do Gauss para uma reunião no SINAPE,
tanto eu como ele ficamos esperando uma discussão sobre o assunto.
Pior, os nossos representantes não se manifestaram nem na rede nem no
SINAPE, e parece que não irão.  Não há compromisso com nossa
comunidade, mas sim com os "donos" (?).

Repito o de sempre, um erro de um Einstein não passa a ser correto
porque foi ele quem escreveu.  Um bom trabalho de um João ninguém não
passa a ser ruim apenas pelo fato de ele não ser de nível A.
Saudações
Carlinhos

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira