[ABE-L] PNAD (2017-4o trimestre)

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Sex Fev 23 17:01:48 -03 2018

Prezados,

O G1 publicou uma matéria sobre a PNAD divulgada hoje (23/02) pelo IBGE. O
título da matéria segue:

*Trabalhador sem carteira ganha 44% menos que empregado formal, aponta IBGE*

Lendo a matéria, percebi que a comparação estava sendo feita em termos de
salário mensal. Ora, se os trabalhadores sem carteira assinada, em média,
trabalharam menos por mês, então é natural que estes ganhem menos por mês
quando comparados àqueles que possuem carteira assinada. A matéria deveria
mostrar o ganho médio por hora trabalhada em vez do salário mensal médio.

Fui então ao site do IBGE para estudar os dados brutos. Para a minha
surpresa, não encontrei nenhuma tabela que apresentasse a média das horas
de trabalho de um trabalhador sem carteira assinada. Se há alguma tabela
que disponibilize essa informação, por favor me indiquem o link.

Não me parece acertada a divulgação de tais números sem ponderá-los pelas
horas trabalhadas. Daqui a pouco vão  usar esses números para defender
ideologias exóticas relacionadas ao tipo de contrato de trabalho.

*Link dos resultados IBGE*:
https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?&t=resultados

*link da matéria G1*:
https://g1.globo.com/economia/noticia/trabalhador-sem-carteira-ganha-44-menos-que-empregado-formal-aponta-ibge.ghtml