[ABE-L] Saudosismo e Inversão de Mérito

Julio Stern jmstern em hotmail.com
Seg Jul 2 16:22:56 -03 2018

Caro Carlinhos:

Esta eh a realidade da chamada

``Politica do Chiqueirinho'' , onde

cada area tenta demarcar seu chiqueirinho --

characterizado por um conjunto muito restrito

de ``Revistas da Area'' -- com o intuito de excluir

todo trabalho publicado no chiqueirinho alheio.

Eventualmente ha ainda regras adicionais de exclusao,

como por exemplo: So pode pedir bolsa PQ nesta area

quem da aula em um curso de graduacao de XYZ.

Acabo de ser rebaixado na area de Engenharia III,

por publicar em outras sub-Engenharias,  bem

como em Estatistica,  Matematica Aplicada,

Genetica, Empirical Law, Logica e Filosofia.

O argumento dos pareceristas eh que minha

producao eh muito boa, mas que a bolsa deve

ser pedida em outro chiqueirinho...

O resultado da politica de chiqueirinho eh induzir

a producao de pequisa que se limita estritamente

ao escopo interno do chiqueirinho (assim como

definido pelos donos do mesmo), e que siga

as modinhas do momento desta micro-area.

Nao preciso explicar -- eh ovio nao eh mesmo?

> Bem, quando o CNPq introduziu metricas de

produtividade nos anos 90 eu achei otimo:

Recursos comecaram a ser distribuidos com

criterios objetivos de produtividade, e nao

para aqueles que eram amigos do rei.

> Agora, vejo que o pendulo oscilou para o

outro extremo: A subordinacao das metricas de

produtividade aa politica do chiqueirinho induz

a mediocridade.  Que tristeza.

E ainda tem gente no CNPq e CAPES que tem

a cara de pau de falar sobre a importancia da

inter- trans- ou multi- disciplinaridade;

pois estas sao marcas obvias de um trabalho

de importancia ampla e abrangente.

So rindo mesmo.

Tudo de bom e nao desanime Carlinhos,

Bola p'ra frente que atraz vem gente!