[ABE-L] [rbras] Minha primeira resposta ao Francisco

Basilio de Braganca Pereira basilio em hucff.ufrj.br
Ter Jul 3 01:24:08 -03 2018

Venho comentando que deveríamos ter um comitê de estatística separado da matemática.
Estatística não é matemática , e a tecnologia da ciência.
O que vale mais uma análise de box-plot que  mostra que mais um teste do pezinho após uma semana do primeiro que indicou perda de sódio que causa hermafroditismo e o segundo teste motivaria correção que evitaria morte dos recém nascidos machos  e problemas nas fêmeas quando adultas ou um belo teorema teórico de probabilidade ou teoria assintotica que poucos leriam.
Os artigos mais citados de nosso grande mestre brasileiro de séries temporais são na área médica!!!!!( tirando os livros textos do mesmo)
No transplante de fígado , árvores de sobrevida mostraram que tumor de fígado teriam que ter prioridade mesmo com índice de gravidade baixo.
Por mais belo o teorema nada e mais importante que vida.
Além disso já mostrava o mestre Geoffrey Watson ( do teste de Durbin Watson e outros resultados sobre placas tectônicas) de Princeton :
Estatística requer muito mais que matemática ( matemáticos produzem mais quando jovens , ao contrário de estatísticos , , que precisam de experiência e virarem cientistas)
Ele exemplificava
Para um matemático variável aleatória e simplesmente uma função mensurável.
Para um estatistico além disso é  a alma de uma observação ou que a observação é o nascimento de uma variável aleatoria
Finalmente acho que classificar revistas me parece insano , melhor seria usar por exemplo distância usando juntamente índices h , i10 etc e não somente um deles.
Basilio

Enviado do meu iPhone