[ABE-L] Minha primeira resposta ao Francisco

Francisco Cribari cribari em de.ufpe.br
Ter Jul 3 11:20:55 -03 2018

Caro Carlinhos,

Você escreve: "Entretanto com conversa e explicações você nunca irá me
convencer que foi justo o meu rebaixamento." Em verdade, jamais quis fazer
isso. Ao contrário. Explicitei em minha mensagem que não poderia comentar
sobre o caso específico. Apenas aproveitei sua mensagem para propor uma
discussão mais ampla, uma discussão sobre o QUALIS de nossa área. Como
sabemos, tal QUALIS não é usado apenas para avaliações de programas de
pós-graduação (finalidade para a qual foi desenvolvido), mas também para
avaliações individuais, inclusive no âmbito de órgãos de fomento. Entendo
que há muitas distorções no QUALIS da Matemática (que engloba a Matemática,
a Matemática Aplicada e a Probabilidade/Estatística), muitas das quais
particularmente desfavoráveis à Estatística. Se tais distorções persistirem
haverá desdobramentos muito negativos para a Estatística com o passar do
tempo. Espero que as pessoas encarregadas de elaborar o QUALIS de nossa
área atentem para os problemas que indiquei. Novamente pontuo que minha
mensagem foi sobre outro tema, embora tenha sido enviada como resposta à
sua. O tema: o QUALIS de nossa área e suas inconsistências. Um abraço
fraterno para você e a admiração de sempre.

FC

On Mon, Jul 2, 2018 at 11:38 PM, Carlos Alberto de Bragança Pereira <
cpereira em ime.usp.br> wrote:

> Meu caro Francisco:
> Você sabe da admiração e o respeito que tenho por você.  Entretanto com
> conversa e explicações você nunca irá me convencer que foi justo o meu
> rebaixamento.
>
> Quero assim que você coloque ao lado de cada artigo aqui listado a área da
> revista que foi publicado bem como o índice de impacto destas revistas.
> Tenho certeza que se você olhasse isto não iria querer me convencer da
> correção do julgamento que me foi dado.   Mesmo com toda essas explicações,
> fizeram tudo errado.

> [...]

Francisco Cribari-Neto, email: cribari em de.ufpe.br - "All theory, my friend,
is gray, but green is life's glad golden tree." --Goethe (Faust)