[ABE-L] statistical hardships

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Qui Jul 5 14:38:12 -03 2018

Coloquei um novo título para nossas discussões.
Acho que o Elias tem razão em muitas coisas, mas pór outro lado o
efeito de certas decisões que seriam tomadas é pura conjectura e nunca
saberemos o que realmente aconteceria.
A bioinformática foi criada por biólogos e os praticantes da
bioinformática não conseguiam entrar no comite da computação que é bem
duro nas análises e avaliações.  A solução foi a de cococar no da
bioinformática os dois lados da moeda.

Sendo assim, poderíamos muito bem ter um comite de bioestatísstica,
econometria, environmetrics etc com a denominação de estatística
aplicada ou de aplicações da estatística.

Só para adicionar algo mais, quando fui presidente da ABE me juntei a
um professor de Brasilia cujo o nome eu esqueci e fomos lutar para ter
um comite de estatística e matemática aplicada.  Nosso comite hoje tem
um da Algebra outro de análise outro de geometria e outro se não me
engano de sistemas dinâmicos.  O cara da matemática aplicada deve
sofreer do mesmo tipo de statistical hardships.
Sei que o Gauss e outros que o seguiram tentaram falar sobre isso mas
ninguem do comite deu ouvidos.  Se não estou enganado evidentemente.
Saudações
Carlinhos
PS  Recebi muitas mensagens sobre injustiças cometidas.  Mas uma me
impressionou e me deu grande tristeza.  Um jovem estatístico com
muitos papers publicados e com um prêmio em um congresso importante
foi disconsiderado pelo "nosso" comite.  A decisão dele parece ter
sido a desistir da academia.  Quero convencê-lo a pensar que tudo é
passageiro.  Os caras do cxomite talvez mudem para um comite com
pessoas inteligentes.  Inteligente aqui é pensar cientificamente.
Muitos de meus colegas FORMAIS pensam que, como eles fazem coisas mais
difíceis que nós pobres estatísticos, merecem mais consideração.Eles
estão criando regras para eles mesmos. Nem se quer são citados, pois
não há gente para ler as coisas que escrevem. Continuarei fazendo o
que faço com certeza.  Parece que a TAS, american statistician recebe
agor o 1 do qualis.  Mas nunca tinha sido assim.  Notem que TAS é a
número um no rank de fator de impacto. Ali só tem trivialidades na
opinião de um colega quando tive um paper lá publicado.

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira