[ABE-L] Ainda sobre a inversão de mérito

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Seg Jul 9 15:55:39 -03 2018

Caros redistas, colegas e amigos
Quero agradecer a todos que se manifestaram em solidariedade à minha
reclamação, mas principalmente aos colegas que se dispuseram a
discutir tema tão importante para todos nós.

Os e-mails da Alex e do Adriano talvez tenham dado a direção a seguir
em nossas ambições de cpoder construir um sistema justo de avaliação.

Mas escrevo hje para divulgar uma mensagem de um jovem pesquisador a
qual me tocou profundamente devido à consequência de uma injustiça.  O
último parágrafo dele me fez pensar que o que aconteceu comigo é nada
em comparação com a situação dele.  Vou divulgar porque ele me
autorizou a fazê-lo.

Antes de colocar a mensagem do jovem eu gostaria de dizer que colaboro
com o melhor grupo de psiquiatria deste pais e a seguinte mensagem eu
recebi agora de nossa colega psiquiatra.
obrigada Carlinhos,
assim que o Daniel me mandar eu te encaminho
a revista é o Journal of Anxiety Disorders, fator de impacto 3.481
abraços
Roseli

Aqui vai o que interessa
Retirei o sobrenome que identificaria completamente o autor

Prezado professor Carlinhos,

Meu nome é Marcelo Pereira, sou um jovem estatístico (hoje eu tenho 32
anos de idade) que inclusive já trocou alguns emails com o senhor.
Venho através deste email me solidarizar com o que aconteceu com o
senhor, pois aconteceu algo no mesmo contexto comigo.

Ano passado eu completei 3 anos de doutorado e assim eu tinha direito
de pedir uma bolsa PQ nível 2. Bom, fiz o meu projeto enviei no prazo
com tudo nos conformes.

Quando saiu o resultado, eu só recebi a avaliação de 1 parecer ad hoc
(geralmente são 3-4). O parecer de Pré-seleção foi dado 1 mês após o
único parecer ad hoc que eu recebi, e o mesmo falou que eu conclui o
doutorado em 2015, e portanto não estava apto a receber bolsa PQ,
sendo que eu terminei em 2014. Bom, eu recorri do resultado no dia
18/01/2018 e até 20 dias atrás o resultado estava "em Análise pelo
CNPq", sendo que já tinha um outro edital aberto. Enviei um email para
a ouvidoria, e em menos de duas semanas resolveram soltar o resultado
de reconsideração, que continuou como indeferido. Mas, agora falaram
que não tinha mérito para estar entre os que mereciam bolsa e minha
resposta foi a seguinte:

Ainda, referente ao mérito da proposta, cabe alguns destaques:

1) Eu possuo mais de 50 artigos científicos publicados e/ou aceitos em
periódicos internacionais (apesar da pouca idade) com sistema de
arbitragem em diferentes linhas de pesquisa. Nos últimos 3 anos
(número de anos após a minha defesa de doutorado) eu publiquei 24
artigos científicos (6 em 2015, 10 em 2016 e 8 em 2017) em periódicos
internacionais. A grande maioria de meus artigos estão publicados em
revistas com grandes visibilidade e impacto na área de estatística,
mostrando intensidade e regularidade das publicações. Em termos de
Qualis/CAPES, possuo melhores métricas que vários outros bolsistas PQ
do mesmo comitê da Matemática e Estatística. Acredito, fortemente, que
a minha produção (nos últimos 3 anos) é equivalente à produção
científica de pesquisadores nível 1D da área de probabilidade e
estatística.

2) Tenho trabalhado em colaboração com diferentes pesquisadores, do
Brasil e do exterior e com diferentes graus de senioridade, além de
desenvolver trabalhos solo. No momento, venho trabalhando em cerca de
25 artigos científicos que serão submetidos a periódicos
internacionais da área de estatística e tenho 16 artigos submetidos.
Esses dados mostram intensidade e autonomia
científica superior a outros bolsistas PQ da mesma área.

3) Apesar de jovem, vale ressaltar que eu sou revisor de cerca de 90
importantes periódicos internacionais, além de ser Editor Associado de
dois periódicos internacionais: International Journal of Computer
Sciences and its Applications e International Journal of Statistics:
Advances in Theory and Applications.

4) Ressalto ainda que, com apenas 30 anos de idade, eu assumi em 2016
a coordenação da Pós-Graduação em Matemática Aplicada
e Estatística da UFRN (ainda continuo como coordenador), sendo talvez
o coordenador mais jovem dentre todas as áreas de conhecimento da CAPES.

5) Os bons fóruns cientíticos que venho publicando evidenciam a
qualidade de minha pesquisa. Contudo, destaco ainda que recebi o
prêmio JAN TINBERGEN AWARDS 2017 pelo International Statistical
Institute (ISI) em Marrakech, Marrocos. Esse é um dos prêmios mais
importantes para jovens estatísticos do planeta, quiçá não seja o
maior. Eu concorri com jovens estatísticos de 138 países em
desenvolvimento e fiquei em primeiro lugar.  Ressalto que no mesmo
evento o Professor Sir David Cox recebeu o primeiro prêmio
International Prize
in Statistics. Esse prêmio é considerado o Nobel da Estatística. Este
é um indicador claro de qualidade da pesquisa
e de inserção internacional.

6) Dentre os critérios do Comitê Assessor da Matemática e Estatística,
dentre outros, destaco o seguinte: "especial atenção
aos jovens com claro potencial para se tornarem lideranças.". Pelos
argumentos de mérito listados em (1)-(5) acima entendo que
satisfaço completamente os critérios do comitê, especialmente este destacado.

O mais estranho é que outros pesquisadores com 5-6 artigos publicados
durante toda a sua vida acadêmica ganharam bolsa.
Quando o mérito não é levado em conta, perde o sentido de quase tudo.

Qual foi o efeito causado em mim: hoje em dia não tenho nenhum pouco
de vontade de fazer mais pesquisa. Desanimei completamente. Encontrei
outras atividades que me fazem feliz e estou vivendo. Talvez tenha
sido excelente para a minha vida pessoal.

Desculpe pelo longo email e espero que o resultado em relação a bolsa
do senhor seja revertido.

Saudações,

Marcelo
--