[ABE-L] Ainda sobre inversão de mérito

Gauss Cordeiro gauss em de.ufpe.br
Qua Jul 11 05:59:26 -03 2018

Caros,

Gostaria de salientar o que a maioria não sabe. Há cerca de 6 anos, eu
(que era membro  do CA-MA) e o Prof. Hermano Frid (IMPA) fomos até
o CNPq e tivemos uma reunião com o Prof. Guilherme Azevedo Melo,
diretor da área de Engenharia e Exatas, e sua equipe.
À época mostramos nossa análise com dados reais da oferta de bolsas de
produtividade de pesquisa (PQ) e da demanda potencial que
as áreas de Matemática e Estatística perdiam em termos dessas bolsas
numa “proporção relativa exagerada” para as áreas de Física,
Química, Informática e algumas engenharias, entre outras.

Ademais, o crescimento do número de bolsas de PQ para as áreas de
Matemática e Estatística de 1984 para 2012 tinha sido ridículo face à
grande
expansão dos programas de pós-graduação dessas duas áreas no período.
Nós chegamos até a projetar uma estratégia de aumento das bolsas
para os anos seguintes de tal forma que em cinco anos haveria uma
concordância maior entre a oferta de bolsas e o potencial de demanda
em todas as áreas.

A sua equipe desconhecia muitas das nossas informações cruzadas e o
Prof. Guilherme chegou até a dizer: “por que a SBM ainda não
se pronunciou sobre esse tema?”. O citado professor me conhecia desde
a segunda metade dos anos 80 durante minha visita ao Imperial College,
pois ficamos hospedados num mesmo local: Lillian Pension Hall (não sei
se existe ainda).

O resultado CONCRETO da nossa visita: a quantidade total de bolsas de
pesquisa foi aumentada nos dois anos seguintes de um percentual
próximo a 20%. O Hermano deve saber mais sobre esse quantitativo.

Eu fui membro (como titular e suplente) do CA-MA por quatro vezes de
1984 para cá e confesso que é uma tarefa dura e ingrata a avaliação
das bolsas, pois envolve excluir ou incluir capital humano de altíssimo nível.

Cordiais Saudações,

Gauss