[ABE-L] Continuando a nossa discussão

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Qua Jul 11 21:05:11 -03 2018

Caros colegas redistas e amigos
O foco de nossa discussão não é (ou não era) o QUALIS.
A questão é simples:
1.	Olhar a revista e não o trabalho é simplesmente uma indicação que o
revisor não sabe nada da área e usa uma avaliação de revista e não do
candidato.  Deve assim não aceitar fazer a revisão.
2.	Um “cientista” que está concorrendo a algum posto pesquisador
posterior ao que está tem de apresentar muitas coisas.  Isso em
qualquer lugar do mundo.
3.	Apresenta um projeto que deve ser lido para ser avaliado.
4.	Tem de listar os alunos que formou.
5.	O QUALIS não foi feito para avaliar indivíduos.
6.	Um jovem que defendeu um doutorado recentemente tem na verdade seus
trabalhos no arxiv.
7.	Um jovem pode ainda não conhecer figurões que ao seu lado iriam
fazer seus arxiv’s serem publicados.
8.	Dependendo de seus coautores iniciais ele pode ou não ter artigos
aceitos em determinadas revistas. Editores também fazem política.  Se
um dia desejarem ouvir histórias de um velho professor falem comigo
que tenho algumas muito, mas muito interessantes.
9.	.....
N.   A qualidade das revistas não podem estar no topo desta lista.  É
a qualidade da contribuição do pesquisador que interessa, em primeiro
lugar.  Assim como o nome da universidade não pode estar no início da
lista.  O nome do orientador não pode estar no inicio da lista. Ter
publicações no assunto da moda não deve ser tão importante.  A moda
muda e tudo aquilo que o cara escreveu pode estar sendo considerado
lixo algum dia etc., etc., etc.
Creio que se queremos melhorar nossas avaliações vamos tentar seguir
algumas das indicações de colegas que aqui escreveram.
O QUALIS da estatística não leva em consideração revistas como
PlosOne, IEE, não contava environmetrics, não contava bioinformatics,
PNAS etc., etc., etc. Quando publico nestas revistas meus trabalhos
são lidos.
Saudações

Carlos Alberto de Bragança Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira