[ABE-L] Ainda sobre a inversão de mérito

Gauss Cordeiro gauss em de.ufpe.br
Qui Jul 12 07:40:47 -03 2018

Caríssimos,

Gostaria de salientar apenas três pontos.

Primeiro, a área “Lifetime and Data Analysis” cresceu muito no Brasil
nos últimos 15 anos graças aos esforços de vários pesquisadores.
Uma prova viva desse fato é que temos um encontro específico nesta
área a cada dois anos  denominado “Workshop em Análise de
Sobrevivência
e Aplicações”.  A 5ª edição ocorreu em Salvador em março deste ano.
Sem medo de errar, essa área vem se configurado com uma
das mais produtivas da Estatística no País.

Segundo, as pesquisas nesta área envolvem os seguintes tópicos:
metodologia, análise de dados, computação intensiva por conta da
complexidade de alguns modelos e estudos amplos de simulação Monte
Carlo. Nestes termos, as dezenas de pesquisadores brasileiros
desta área direcionam seus trabalhos para periódicos aplicados ou para
os seguintes periódicos de Estatística que contemplam os tópicos
acima: Computational Statistics and Data Analysis, Lifetime and Data
Analysis, Journal of Statistics Computation and Simulation (JSCS),
entre alguns poucos outros. Os dois primeiros tinham Qualis nível A no passado.

Terceiro, o fator de impacto de um periódico representa uma média
global da influência do periódico na comunidade científica,
mas não contempla as variações das influências dos papers publicados
nele. Apenas um exemplo dentre muitos:
um paper publicado em 2011 no JSCS foi ranqueado em 2017 entre aqueles
1% mais citados na área de Matemática
(arquivos em anexo). Esse artigo demandou um trabalho árduo de mais de 4 meses.

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro