[ABE-L] Ainda sobre a inversão de mérito

Adriano Polpo de Campos apolpo em ime.usp.br
Qua Jul 25 10:13:35 -03 2018

Caro Gauss e demais,

Existem diversos índices/indicadores. Não usá-los me parece estranho.
Afinal, somos estatísticos e deveríamos saber muito bem o que um
índice significa e como usá-lo. Ao mesmo tempo, eleger um único índice
também não me parece justo. Tomar todas as decisões baseadas apenas em
índices pode não ser o melhor.

O que eu entendo é que se um pesquisador tem bons índices, no mínimo,
algo bom deve ter. Por outro lado, índices "baixos" não significam
baixa qualidade. Não podemos ser "reféns" de índices para tomar todas
as decisões em processos de avaliação. Mas, não significa que eles não
podem ser utilizados. Até porque, em teoria, a classificação do QUALIS
foi construída baseada em índices de revistas.

Ainda acho que o ponto crucial de toda a discussão é: Transparência e
Clareza de regras e decisões.

Imperfeições sempre existirão. Até o momento, em todas as mensagens,
vimos diferentes críticas, sugestões, indagações, mas não me recordo
de uma defesa ao sistema/critério atual.

Sei que não é fácil uma mudança e que a discussão não é
simples/rápida. Entretanto, vejo com grandes benefícios para área esta
discussão. Mesmo que seja para nós termos a certeza que estamos
errados. Só assim poderemos melhorar como área e diminuir o sentimento
de injustiça.

Saudações,

Adriano.