[ABE-L] Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados

Cibele Russo cibele em icmc.usp.br
Qui Jul 4 11:54:52 -03 2019

Prezados,

Em nome da Coordenação do Bacharelado em Estatística (logo mais Bacharelado
em Estatística e Ciência de Dados) e do grupo de Estatística do ICMC USP,
agradeço os comentários e saudações dos redistas. A proposta do novo curso
foi resultado de muitas discussões e um trabalho árduo de todo o grupo com
a colaboração de outros docentes.

Este caminho tem sido natural no ICMC, muitos já vem trabalhando com
ciência de dados, do nosso depto e de dois deptos de computação. Já
contávamos com uma ênfase em ciência de dados há alguns semestres, em uma
troca muito produtiva com os outros deptos. Vejo que muitos cursos estão
seguindo o mesmo caminho que acredito ser bastante promissor.

É o momento de refletir e discutir em eventos nossos, como foi levantado
pelo Gauss, Basílio, Anderson e outros: Há profissionais de outras áreas
trabalhando com ciência de dados, em muitos casos utilizando ferramentas
originadas na estatística. Há propostas de cursos de ciência de dados, sem
necessariamente a base e formalidade estatística a que estamos acostumados.
O nosso grupo decidiu modernizar o bacharelado mantendo a base teórica e
intensificando a programação, então mantivemos os cursos de probabilidades,
inferência, inferência bayesiana, processos estocásticos, métodos não
paramétricos, amostragem, qualidade etc, modernizamos cursos como de
modelos de regressão e análise multivariada introduzindo aprendizado
supervisionado e não supervisionado, e incluímos mais disciplinas de
programação básicas e também específicas de ciência de dados.

Acho que é o momento de fortalecer e enriquecer a estatística, e estarmos
abertos a aprender com as novas ferramentas computacionais no mercado, mas
sem perder o nosso rigor teórico e inferencial.

Desejo sucesso a todos, em especial aos que decidirem seguir este caminho.

Um grande abraço,
Cibele

--

*Cibele M. Russo *