[ABE-L] Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados

Clécio da Silva Ferreira clecio.ferreira em yahoo.com.br
Sex Jul 5 13:00:21 -03 2019


 Parabéns aos colegas do ICMC.

Nós da UFJF iniciamos em 2015 a discussão da "modernização" de nosso curso, que possuía uma forte relação com a grade de nosso Bacharelado em Ciências Exatas (BCE). Foram feitas alterações, incorporando mais disciplinas do depto de Computação, mas mantendo e até aumentando o número de disciplinas obrigatórias de Estatística. Como mineiros que somos, demos um passinho em direção à Ciências de Dados. Vamos esperar agora os frutos, para pensar em uma próxima alteração. Mas a grade ficou bem cheia (nosso curso passou para 4 anos e meio), talvez devido à ainda existente relação com o BCE, com Física I e Química (e seus laboratórios), dadas no 1º ano do curso. Talvez havendo uma maior interação entre os departamentos de Estatística e Computação, a ideia flua mais rápido e natural.

Mais informações em:
www.ufjf.br/cursoestatistica/

    Em quinta-feira, 4 de julho de 2019 12:06:26 BRT, Alexandre Galvão Patriota <patriota em ime.usp.br> escreveu:  
 
 Parabéns a todos os envolvidos. 

Desejo-lhes sucesso!
Abraços

On Thu, 4 Jul 2019 at 11:55, Cibele Russo <cibele em icmc.usp.br> wrote:

Prezados,
Em nome da Coordenação do Bacharelado em Estatística (logo mais Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados) e do grupo de Estatística do ICMC USP, agradeço os comentários e saudações dos redistas. A proposta do novo curso foi resultado de muitas discussões e um trabalho árduo de todo o grupo com a colaboração de outros docentes.
Este caminho tem sido natural no ICMC, muitos já vem trabalhando com ciência de dados, do nosso depto e de dois deptos de computação. Já contávamos com uma ênfase em ciência de dados há alguns semestres, em uma troca muito produtiva com os outros deptos. Vejo que muitos cursos estão seguindo o mesmo caminho que acredito ser bastante promissor.

É o momento de refletir e discutir em eventos nossos, como foi levantado pelo Gauss, Basílio, Anderson e outros: Há profissionais de outras áreas trabalhando com ciência de dados, em muitos casos utilizando ferramentas originadas na estatística. Há propostas de cursos de ciência de dados, sem necessariamente a base e formalidade estatística a que estamos acostumados. O nosso grupo decidiu modernizar o bacharelado mantendo a base teórica e intensificando a programação, então mantivemos os cursos de probabilidades, inferência, inferência bayesiana, processos estocásticos, métodos não paramétricos, amostragem, qualidade etc, modernizamos cursos como de modelos de regressão e análise multivariada introduzindo aprendizado supervisionado e não supervisionado, e incluímos mais disciplinas de programação básicas e também específicas de ciência de dados.
Acho que é o momento de fortalecer e enriquecer a estatística, e estarmos abertos a aprender com as novas ferramentas computacionais no mercado, mas sem perder o nosso rigor teórico e inferencial.
Desejo sucesso a todos, em especial aos que decidirem seguir este caminho.
Um grande abraço,
Cibele


--


Cibele M. Russo 
Professora Doutora em Estatística
Departamento de Matemática Aplicada e Estatística
Universidade de São Paulo, campus de São Carlos
E-mail: cibele em icmc.usp.br
Webpage: http://www.icmc.usp.br/~cibele


On Tue, Jul 2, 2019 at 9:36 PM Francisco Louzada Neto <louzada em icmc.usp.br> wrote:

Prezad em s Redistas,

É com satisfação que informamos que o curso de “Bacharelado em Estatística & Ciência de Dados” do ICMC-USP já consta do edital da FUVEST de 2020.

Este é 1o curso de graduação em Ciência de Dados & Estatística, de vários que devem surgir em universidades públicas do país.

Abs 

Louzada
Em nome dos Docentes do Grupo de Estatística do SME-ICMC-USP



_______________________________________________
abe mailing list
abe em lists.ime.usp.br
https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe

_______________________________________________
abe mailing list
abe em lists.ime.usp.br
https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe



-- 
Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,
Department of Statistics,
Institute of Mathematics and Statistics,
University of São Paulo, Brazil. em agpatriota_______________________________________________
abe mailing list
abe em lists.ime.usp.br
https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20190705/8bfe2605/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe