[ABE-L] Pesquisa da Andifes

Vermelho vermelho2 em gmail.com
Qua Jun 5 20:19:22 -03 2019


Caros,

Esse problema de amostra de voluntários ou, em muitos casos, induzidos,
está sendo muito agravado com a mídia eletrônica disponível a,
praticamente, toda a população.
Hoje qualquer jornalista faz uma "pesquisa amostral" sobre qualquer assunto
em sua coluna no jornal, em sua conta no Twitter ou Facebook e depois
"analisa" os resultados como verdades absolutas.
Recentemente teve o caso cômico sobre a escolha do melhor jogador nas
transmissões futebolísticas da Rede Globo. Quando os telespectadores
escolheram como melhor jogador o goleiro do Vasco da Gama, o que havia tido
uma atuação patética, resolveram colocar um de seus comentaristas para dar
o aval ao resultado da pesquisa podendo, inclusive, alterar a escolha dos
votantes.
Precisamos esclarecer que nem toda enquete tem as características de
imparcialidade exigidas por uma pesquisa amostral.


Em qua, 5 de jun de 2019 18:40, Alexandre Galvão Patriota <
patriota.alexandre em gmail.com> escreveu:

> Obrigado pelo artigo, Pedro. Já assiti a palestra dele:
> https://www.youtube.com/watch?v=8YLdIDOMEZs Inclusive postei no medium
> alguns exemplos de amostras grandes problemáticas, vide mnha mensagem
> anterior. Quem me segue no Twitter deve ter visto que publiquei um tweet
> sobre isso.
>
> Imagino que seja bem difícil corrigir um viés de seleção introduzido por
> motivações como a abaixo:
>
> Por esta razão, além de concorrer a um prêmio, os estudantes da UFRR devem
>> sentir-se motivados a responder a pesquisa para garantir a continuidade do
>> Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), o qual proporciona aos
>> discentes em situação de vulnerabilidade econômica a assistência necessária
>> para garantir a permanência no Ensino Superior. (
>> http://www.jornalroraimahoje.com.br/index.php/geral/educacao/5306-ufrr-estimula-academicos-a-participarem-da-v-pesquisa-de-perfil-dos-graduandos-das-ifes-2018
>> )
>>
>
> Ou como a da pró-reitora para Assuntos Estudantis, professora Ana Cabral,
> em que ela motiva o aluno para: "garantir inclusive a manutenção das bolsas
> de assistência estudantis" (https://www.youtube.com/watch?v=2t9fysLzGrY)
>
> para isso teríamos que saber como os estudantes de baixa renda se motivam
> a responder o questionário com tais mensagens.
>
> Att
>
> On Wed, 5 Jun 2019 at 18:27, Pedro Luis do Nascimento Silva <
> pedronsilva em gmail.com> wrote:
>
>> Alexandre,
>>
>> Você identificou um caso interessante de pesquisa que utilizou uma
>> amostra de voluntários (os que se dispõem a preencher o questionário),
>> embora extraída de um cadastro supostamente bom, e com um tamanho grande.
>>
>> Dei uma rápida olhada no relatório metodológico da pesquisa, e os autores
>> usaram métodos bem conhecidos da amostragem (calibração por totais
>> marginais conhecidos) para adicionar pesos aos dados da amostra de
>> voluntários. infelizmente, não é possível supor que apenas com base nesse
>> procedimento teriam neutralizado possíveis vieses de seleção da amostra
>> disponível.
>>
>> Acho que um artigo relevante para entender os riscos de inferência com o
>> tipo de amostra disponível é o artigo de Meng (2018) cuja referência
>> completa vai abaixo. Os argumentos dele se aplicam a seletividade num
>> registro administrativo ou arquivo de big data, mas podem ser aplicáveis
>> também a uma 'grande amostra' obtida por mecanismo de participação
>> voluntária. O indicador crucial seria estimar o 'índice de defeito dos
>> dados' proposto pelo autor, baseado numa medida da correlação entre o
>> indicador de pertinência a essa amostra, e uma ou mais variáveis de
>> interesse da pesquisa, tais como a renda per capita do estudante ou do seu
>> domicílio.
>>
>> De fato, tem havido um número de referências na literatura tentando
>> resolver como fazer inferência adequada a partir de amostras não
>> probabilísticas - até onde eu sei, os métodos usados no artigo em questão
>> não estão amparados por essa literatura recente.
>>
>> Pode ser que seja viável aplicar métodos alternativos de inferência aos
>> dados em questão, mas isso seria um trabalho de pesquisa interessante que
>> talvez motive algum time de pesquisadores.
>>
>> Att, Pedro.
>>
>> MENG, Xiao Li. Statistical paradises and paradoxes in big data (I): Law
>> of large populations, big data paradox, and the 2016 us presidential
>> election. Annals of Applied Statistics v. 12, n. 2, p. 685–726 , 2018.
>>
>> Em qua, 5 de jun de 2019 às 17:39, Alexandre Galvão Patriota <
>> patriota.alexandre em gmail.com> escreveu:
>>
>>> Prezados,
>>>
>>> Foi divulgada a V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural
>>> dos (as) Graduandos (as) das IFES (veja relatório de 162 páginas:
>>> http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-do-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-das-Universidades-Federais-1.pdf
>>> ).
>>>
>>> A amostra foi composta por alunos que preencheram um questionário
>>> eletrônico. As universidades ajudaram na divulgação da pesquisa.
>>>
>>> Encontrei na internet várias entidades convocando alunos bolsistas a
>>> responderem para manter programas assistenciais. A que mais me chamou
>>> atenção foi a seguinte:
>>>
>>> Por esta razão, além de concorrer a um prêmio, os estudantes da UFRR
>>>> devem sentir-se motivados a responder a pesquisa para garantir a
>>>> continuidade do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), o qual
>>>> proporciona aos discentes em situação de vulnerabilidade econômica a
>>>> assistência necessária para garantir a permanência no Ensino Superior. (
>>>> http://www.jornalroraimahoje.com.br/index.php/geral/educacao/5306-ufrr-estimula-academicos-a-participarem-da-v-pesquisa-de-perfil-dos-graduandos-das-ifes-2018
>>>> )
>>>
>>>
>>> Um pequeno apanhado das divulgações estão anexadas. Um video que me
>>> chamou atenção foi a mensagem da pró-reitora para Assuntos Estudantis,
>>> professora Ana Cabral, em que ela motiva o aluno para: "garantir inclusive
>>> a manutenção das bolsas de assistência estudantis" (
>>> https://www.youtube.com/watch?v=2t9fysLzGrY)
>>>
>>> Essas e outras divulgações podem ter estimulado um tipo de aluno a
>>> responder a pesquisa: os bolsistas ou pretendentes a bolsistas e estudantes
>>> que participam (ou pretendem participar) de programas estudantis.
>>>
>>> Eu fiz um pequeno texto comentando como o viés de seleção pode
>>> influenciar os resultados inferenciais (
>>> https://medium.com/@agpatriota/efeitos-do-vi%C3%A9s-de-sele%C3%A7%C3%A3o-amostral-um-estudo-de-caso-ea6721b6a4cd).
>>> Esse texto pode ajudar os alunos de inferência a compreenderem como o viés
>>> de seleção amostral influencia nas inferências.
>>>
>>> Uma solução: fazer uma pesquisa censitária na qual as universidades
>>> obrigariam os alunos a responderem os questionários no período de
>>> matrícula. Assim se evitaria os efeitos de divulgações inadequadas. Veja
>>> quantos alunos responderam a pesquisa por instituição na figura anexada
>>> (Alunos-por-instituicao.png)
>>>
>>>
>>> Abraços,
>>>
>>> Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,
>>> Department of Statistics,
>>> Institute of Mathematics and Statistics,
>>> University of São Paulo, Brazil.
>>> @agpatriota <https://twitter.com/agpatriota>
>>> _______________________________________________
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