[ABE-L] Pesquisa da Andifes

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Qua Jun 5 18:40:10 -03 2019

Obrigado pelo artigo, Pedro. Já assiti a palestra dele:
https://www.youtube.com/watch?v=8YLdIDOMEZs Inclusive postei no medium
alguns exemplos de amostras grandes problemáticas, vide mnha mensagem
anterior. Quem me segue no Twitter deve ter visto que publiquei um tweet
sobre isso.

Imagino que seja bem difícil corrigir um viés de seleção introduzido por
motivações como a abaixo:

Por esta razão, além de concorrer a um prêmio, os estudantes da UFRR devem
> sentir-se motivados a responder a pesquisa para garantir a continuidade do
> Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), o qual proporciona aos
> discentes em situação de vulnerabilidade econômica a assistência necessária
> para garantir a permanência no Ensino Superior. (
> http://www.jornalroraimahoje.com.br/index.php/geral/educacao/5306-ufrr-estimula-academicos-a-participarem-da-v-pesquisa-de-perfil-dos-graduandos-das-ifes-2018
> )

Ou como a da pró-reitora para Assuntos Estudantis, professora Ana Cabral,
em que ela motiva o aluno para: "garantir inclusive a manutenção das bolsas
de assistência estudantis" (https://www.youtube.com/watch?v=2t9fysLzGrY)

para isso teríamos que saber como os estudantes de baixa renda se motivam a
responder o questionário com tais mensagens.

Att