[ABE-L] Ciência de Dados

Pedro Alberto Morettin pam em ime.usp.br
Qui Out 3 16:05:35 -03 2019

  O Departamento de Estatística do IME-USP está estudando a possibilidade
de criar uma área de concentração em Ciência de Dados
dentro do Mestrado em Estatística. Atualmente está sendo oferecida a
disciplina Aprendizado Estatística para Dados Superdimensionados. No
próximo semestre será oferecida a disciplina Introdução à Ciência de Dados.

Penso que antes de criar mestrados, graduações, MBA (não entendo o uso
indiscriminado dessa sigla, que sabemos qual o significado; atualmente tem
MBA em tudo: Psicologia,
Economia etc etc, que na verdade são cursos de extensão) etc, é necessário
ver se cada programa de pós-graduação tem pessoas interessadas e
competentes para ministrar
as disciplinas de um tal programa, bem como orientar alunos em dissertações.

Tal programa, quando e se for criado,  deverá envolver docentes dos
departamentos de computação, matemática e matemática aplicada.

Pedro