[ABE-L] Ciência de Dados

Doris Fontes dsfontes em gmail.com
Qui Out 3 22:44:43 -03 2019

Marcus, foram dois centavos muito bem aplicados!

Eu também sinto falta de um mega-evento que discuta estatística+ciência de
dados e que não seja patrocinado diretamente por uma empresa do ramo. O
CONRE-3 tem realizado vários Encontros Estatísticos com esse tipo de
assunto, mas a nossa abrangência é bem pequena. Nossos últimos encontros
sempre tiveram cerca de 100 participantes.

A mim parece-me claro também que há dificuldades em envolver mais
professores e a até a ABE nesse movimento "ciência de dados".

Achar que todos os egressos dos bacharelados em estatística se sentem bem
chamando a si próprios de "cientistas de dados" é ilusão. Há uma demanda
muito grande por estatísticos que dominem programação (tendendo para Python
e R), mas também tenham interesse pelos negócios e possuam habilidades de
comunicação. Não é um exigência absurda e é possível adquirir boa parte
dessas habilidades durante a graduação.

O que o mercado usa aos montes hoje é produção em massa, implementação de
modelos encontrados pelos cientistas de dados. Muitas vezes são modelos
problemáticos, mas pouco se discute sobre isso.

A estatística é, sim, um componente muito importante -- como sempre foi.
Mas muitos profissionais sentem-se inseguros num mercado muito diferente
das salas de aula. Alguns se dão muito bem, outros nem tanto, com
dificuldades para entender como se processa muitos terabytes de dados
rapidinho.

Doris