[ABE-L] Falecimento

Marcel de Toledo Vieira mdtvieira em gmail.com
Sáb Ago 1 20:34:59 -03 2020

Caros colegas,

Eu também gostaria de partilhar com vocês o meu enorme pesar pela perda do
Djalma. Tive o privilégio de ter aprendido muito com ele em várias
oportunidades. Em 2001 trabalhei no então Departamento de Metodologia (hoje
COMEQ) do IBGE, onde o Djalma trabalhava como consultor. Vocês podem
imaginar o quanto valiosa foi para mim, então com 24 anos, terminando o
mestrado, essa convivência diária por um ano. Foi verdadeiramente muito
marcante para minha formação acadêmica, profissional e como ser humano.
Foram muitas conversas sobre os mais diversos assuntos e muitas dúvidas por
ele esclarecidas. Nestes quase 20 anos muitas das qualidades do Djalma me
chamaram a atenção. Além de brilhante sempre, tinha a eterna disposição de
um jovem pesquisador, sempre estudando, aprendendo, sempre muito acessível
e não se negando jamais a passar o seu conhecimento para todos que o
procuravam. Eu fui um destes... Incontáveis vezes o procurei e fui ajudado.
Há poucos anos o Djalma veio nos visitar na UFJF para ministrar um
minicurso sobre "análise de dados amostrais complexos usando o R" para os
alunos da graduação em Estatística. Detalhe: após o final da aula, ficou
quase uma hora conversando informalmente com os alunos, tirando dúvidas e
dando atenção. Perdemos hoje uma das nossas estrelas de maior grandeza.
Pedro, transmita por favor também os meus mais sinceros sentimentos para a
Mariluce, para os filhos e netos.

Saudações,
Marcel

Marcel de Toledo Vieira