[ABE-L] CNPq

Fábio Mariano Bayer fabiobayer em gmail.com
Seg Jul 6 14:35:57 -03 2020

Prezado Rodrigo,

Obrigado por compartilhar.

Sobre essa resposta do CNPq, alguns pontos:

1) Fato: O CNPq utiliza fortemente o Qualis/CAPES para avaliação individual
de pesquisadores, o qual não seria o objetivo do Qualis.
No site do Qualis, há a seguinte nota (
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf):
“
*Pra que serve?A função do QUALIS é exclusivamente, para avaliar a produção
científica dos programas de pós-graduação. Qualquer outro uso fora do
âmbito de avaliação dos programas de pós-graduação não é de
responsabilidade da CAPES.*”

2) Fato e opinião: A lista apresentada na “Tabela de qualidade dos
periódicos” na chamada de bolsas PQ do CNPq não contempla todos os
periódicos em que membros de PPG da área MAPE publicaram no período (>=
2017). Se ela baseou-se em lista preliminar do Qualis, ainda não
pública/conhecida, essa lista está incompleta. Eu identifico rapidamente
alguns periódicos de excelente prestígio faltantes, pois tenho artigos
publicados lá em co-autoria com professores permanentes de PPG em
Estatística (UFPE). Cito apenas um em especial: IEEE Transactions on Image
Processing (fator de impacto igual a 9.34), periódico de alto prestígio com
contribuições importantes principalmente em signal processing e data
science. Se este periódico não está nos estratos A1, A2, A3, A4, B1
considerados, creio haver forte equívoco, dado que o comitê englobaria as
áreas de Matemática Aplicada e Estatística. Há vários outros periódicos
IEEE que também estão fora, só para exemplificar alguns. Acho que exemplos
fora dessa tabela são vários e já foram discutidos nesta lista.

3) Consequência/minha opinião: A ausência de vários periódicos, como
exemplificados no item 2), causa enorme desequilíbrio desfavoravelmente à
Estatística, que verifico ser a área mais afetada pelas ausências.

4) Fato e opinião: É positivo (em minha opinião) o seguinte esclarecimento:
“*É claro que as revistas que estão inseridas na Tabela de Qualidade dos
Periódicos não esgotam todas as possibilidades; inclusive as possíveis
revistas que podem ser apresentadas quando da submissão das propostas da
Chamada. Neste caso, o CA fará uma análise dessas possíveis revistas,
buscando o seu enquadramento em algum grupo, durante a reunião de
avaliação.*”

5) Pergunta: Haverá, no momento da classificação desses “novos” periódicos,
pesquisador eminentemente da área de estatística para auxiliar o CA-MA
nesses julgamentos e classificações referidos no item 4)?

6) Pergunta: Sobre o trecho colado a seguir, tenho a seguinte pergunta:
essas simulações consideraram cenários semelhantes aos resultados reais
observados no último julgamento de bolsas PQ? No ano passado os critérios
foram semelhantes e o resultado foi desastroso para a estatística. Apenas 1
bolsista havia renovado a bolsa antes de recursos e movimentações da
comunidade (via carta da ABE e reunião com o presidente do CNPq). Após
recursos cerca de 10 bolsistas conquistaram suas cotas (em uma comunidade
com aproximadamente 40 bolsistas PQ). Se foram considerados cenários, esse
cenário já observado foi julgado como adequado?
Trecho que comento:
“*Após a aprovação da Tabela de Qualidade dos Periódicos pela maioria
absoluta de seus membros, o CA-MA debruçou-se sobre o Índice de Produção
Científica (IPC). Tal índice visa premiar a excelência científica quando da
publicação em revistas que possuem reconhecido impacto científico em todas
as áreas apreciadas pelo CA-MA. Seguindo essa diretriz, os pesos foram
definidos após análise minuciosa do CA-MA, o qual utilizou simulações de
cenários como forma de definir os pesos mais adequados. Ressaltamos que o
IPC também foi aprovado pela maioria absoluta dos membros do CA-MA.*”

Abraços (ainda) preocupados,

Fábio Bayer

"A big computer, a complex algorithm and a long time does not equal
science." Robert Gentleman