[ABE-L] Estimação do excesso de mortalidade para municípios brasileiros

Pedro Alberto Morettin pam em ime.usp.br
Sáb Jun 6 12:10:18 -03 2020

Caros colegas;

Temos visto na rede e outros lugares, centenas de milhares de modelos.
Sob o risco de simplificação, há os epidemiológicos(como o da EMAP/FGV, que
usa um modelo SEIR modificado)
os "data driven"( como os dos colegas bayesianos, do GPECA, GPST ,PUCRio,
FGVSP etc). Posso estar enganado (se estiver me corrijam) , mas a maioria
usa dados
de infectados e/ou mortes para fazer previsões (de horizontes curtos ou
longos), outros tentam estimar o R(t) (reproduction number).

Apesar de críticas (todos são criticáveis, depende de suposições feitas), o
que me parece mais razoável é o modelo do Imperial College (IC), que é um
modelo
híbrido( e que tem uma equipe enorme).

Esse modelo estima o número de infectados (ou mortes), a partir de um
modelo simples, que  depende, em cada t (dia), de R(t) e de uma soma
ponderada
de infectados nos (t-1) dias anteriores. A dificuldade está em estimar R(t)
e os pesos. Para isso,  usam informações sobre diversas taxas de
isolamento, aglomerações, viagens etc.
Usam os Google map, por exemplo. Há cerca de 20 reports desse grupo.

Na Folha de São Paulo, do dia 3/6 (quarta feira), a informação da primeira
página, era que o R(t) estimado para o Brasil pelo IC era de 1,13, mas não
especifica o dia.

Como se sabe, a epidemia fica mais ou menos sob controle se R(t)<1.  Nós
trabalhamos com dados do ESP e o interesse é estimar R(t). Esses dados e
dos demais estados e do Brasil são
pouco confiáveis.  Para o dia 3/6 nossa estimativa foi 1,17. Como a
maioria, estimamos o R(t) somente baseado nos dados. A esperança é que as
medidas de isolamento estejam incorporados
aos dados.
A flexibilização, a partir do dia 01/06, no ESP deve fazer a coisa piorar.
E estamos longe do platô. Sim, porque pico só ocorre nos modelos, pelo
menos para esse virus. O que vemos, para  alguns
países, atinge-se um platô, e a série fica oscilando por dias ou semanas e
depois começam a diminuir.

Bom final de semana.

Pedro