[ABE-L] FSP

Hedibert Lopes hedibert em gmail.com
Qui Jun 11 13:26:15 -03 2020

Obrigado Pedro e Fábio pelas colocações sobre o artigo (de jornal) do Marcelo Viana, que eu também achei bem generoso com a estatística e a probabilidade, mas também achei bem infeliz assumir que as ciências estatísticas sejam meramente uma sub-área da matemática.  Ou todos os departamentos de estatística que existem fora de institutos, escolas e centros de matemáticas deveriam ser realocados? Particularmente o IME USP deveria então mudar de nome pra IM somente ;)

Mas na verdade, eu queria genuinamente aproveitar a deixa e perguntar para quem quiser responder “ O que sobra da estatística se a matemática for retirada? ”

Eu já me antecipo e digo o que penso.  A estatística é a ciência que estuda a incerteza através da acumulação e interação entre informação e decisão.  A Matemática é fundamental para seu sucesso assim como também a matemática o é para a física e as várias outras áreas.

Abraços a todos,
Hedibert

Sent from Hedibert's iPhone