[ABE-L] FSP

Doris Fontes dsfontes em gmail.com
Qui Jun 11 22:28:04 -03 2020

Sobre esse artigo em particular do Prof. Marcelo Viana, concordo com o
Prof. Imbuzeiro: acredito que o Prof. Marcelo se referia ao ensino de
estatística e probabilidade que está dentro da disciplina de matemática.
Não há "licenciado em estatística" (embora já houvesse uma tentativa na
UFRGS). A nova BNCC pretende inserir estatística e probabilidade desde o
ensino fundamental 1 (alunos a partir de 6 anos) até o ensino médio, tudo
dentro do escopo da matemática. Talvez a preocupação maior da comunidade
estatística deva ser como capacitar os pedagogos a ensinar "noção do acaso"
e "incertezas", ou como ler uma tabela 2x2, ou um gráfico simples, para
seus alunos de 6 anos de idade.

Doris